Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ambulatório da Mulher da Santa Casa retoma a quantidade de atendimentos de antes da pandemia

Referência para gestações de alto risco no Pará, espaço atende cerca de 20 mil pacientes ao ano

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
19/01/2021 11h36

Referência no atendimento à gestação de alto risco no Pará, o Ambulatório da Mulher da Santa Casa atende cerca de 20 mil pacientes ao ano, e está voltando à normalidade dos serviços.

A gerente do complexo ambulatorial, Elinete Braga Valente, explicou que o pré-natal de alto risco é o principal serviço dentro do Ambulatório da Mulher, e que para continuar atendendo durante a pandemia foi necessário fazer alguns ajustes, mas nenhuma paciente deixou de ser atendida, exceto as que moram em cidades onde houve barreira sanitária.

“De março até meados de junho, tivemos uma redução nos atendimentos, mas em julho começamos a retomar o número de agendamentos por médicos, sempre mantendo o distanciamento social para não colocar os usuários e os nossos servidores em risco”, explicou Elinete. “Temos álcool em gel disponível em vários locais do nosso ambulatório, e nesse primeiro momento estamos priorizando as pacientes que tinham consultas agendadas nos meses em que tivemos diminuição do atendimento. Agora, estamos pouco a pouco conseguindo voltar a atender o mesmo quantitativo de pacientes que atendíamos antes da pandemia”.

A ginecologista obstetra Sheila Nunes Furtado trabalha há 22 anos com gestação de alto risco na Santa Casa. Ela falou na importância de se fazer corretamente o pré-natal e que os cuidados que as gestantes devem ter durante a pandemia são os mesmos dos outros pacientes.

“Tem que manter o distanciamento social, evitar aglomerações, lavar frequentemente as mãos e, quando não for possível, usar o álcool gel. E claro, não se pode esquecer de usar corretamente a máscara, o nariz tem que estar totalmente coberto”, explicou a médica. “É importante que a paciente vá a todas as consultas, pois é no pré-natal que podemos prevenir, identificar e tratar doenças que podem afetar tanto a gestante quanto o bebê. Aqui na Santa Casa, o pré-natal é realizado por uma equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, enfermeiras, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos de Enfermagem, que durante as consultas dão orientações importantes sobre a maternidade”.

Dezenove anos depois de sua primeira gestação, Ivanilde Conceição de Souza, 37, está novamente grávida. Ela mora em Castanhal, região metropolitana de Belém,  mas devido sua gestação ser de alto risco, ela está fazendo pré-natal na Santa Casa. “Estava fazendo pré-natal perto de casa, mas aconteceu um probleminha na placenta e me encaminharam para a Santa Casa. Já é a segunda vez que eu estou vindo me consultar e estou sendo muito bem acompanhada. A doutora me dá muitas orientações importantes sobre maternidade e me sinto mais segura, agora é só esperar a hora do parto”.

O Ambulatório da Mulher oferece exames laboratoriais e de imagem com ênfase em medicina fetal, além das consultas de rotina em obstetrícia às pacientes referenciadas pela rede básica e especializada de saúde.