Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORPEM NIGHT

Alunos participam de aulas preparatórias para o Enem na EGPA

Conteúdos foram ministrados de 22h de quarta às 5h desta quinta (14), em parceria com a Seduc

Por Isabela Quirino (EGPA)
14/01/2021 11h49

Walker Moreira, professor formador do Forpem, formação oferecida pela EGPA e SeducA última madrugada foi de estudo para mais de 5 mil alunos que irão realizar, nos próximos dias 17 e 24 de janeiro, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com início às 22h de quarta-feira (13), a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou o Forpem Night, que seguiu até 5h da manhã desta quinta-feira (14), com um aulão para o Enem. O evento ainda teve direito à participação do DJ Lesto, para animar os intervalos.

A programação foi realizada online pelo canal do Youtube da Escola de Governança e ainda contou com a participação presencial de 15 alunos da E.E José Valente Ribeiro, do bairro da Cabanagem, e 15 alunos da E. E Alexandre Zacarias de Assunção, do Guamá, no auditório da EGPA, que tem capacidade para 120 pessoas. Todos os protocolos de segurança foram respeitados, com o distanciamento dos estudantes e a entrega de kits individuais com álcool em gel e face shields.

Elano da Silva é aluno da Escola Zacarias de Assunção e vai prestar o Enem para ingressar na faculdade de Nutrição. Para ele, o ano de preparação foi diferente do que se esperava, mas com bons resultados. “Recebemos os chips do Governo, o que ajudou bastante para que eu continuasse estudando durante a pandemia e agora tive a oportunidade de participar desta iniciativa, fiz questão de estar presente para me preparar ainda mais para a prova”, afirmou.

O aulão é o ponto final da formação oferecida pela EGPA e Seduc para os professores do ensino médio, o Forpem. Nesta edição, foram qualificados quase 5 mil docentes por meio da plataforma de ensino a distância da escola, alcançando todas as regiões do Estado com conteúdos preparatórios para os profissionais que atuam na rede estadual de ensino, ministrando aulas para alunos que realizarão as provas do Enem.

“Formações como esta possibilitam o aprimoramento dos professores, para que eles tenham mais condições de desenvolver a base do Exame Nacional do Ensino Médio e dominar as matrizes de referência que fazem parte do currículo”, explica o coordenador do projeto na EGPA, Jaime Ramos. “Nem todos que participaram da formação puderam ministrar o aulão, mas eles acompanharam por uma sala exclusiva a sua disciplina, para observar como aplicar o que aprenderam durante este período”, disse.

Elano Silva, aluno da E. E. Alexandre ZacariasWalker Moreira é professor formador, ou seja, desenvolveu as aulas da capacitação de docentes, e conta como eles criaram uma metodologia inovadora durante este período. “Queríamos integrar todas as áreas dentro de uma mesma matriz curricular. Cada professor focava em sua disciplina, mas não dialogava com as demais da matriz. Buscamos trabalhar a partir de um gênero, como uma notícia, e pedimos para que cada professor pensasse como realizar tarefas em conjunto, a partir deste eixo temático”, explicou Walker, que é professor de Língua Portuguesa e também participou do Forpem Night. 

Os docentes aplicaram esta metodologia no planejamento das aulas desta madrugada. Cada matriz curricular contou com uma 1h20 e cerca de três professores de diferentes disciplinas, trabalhando o mesmo eixo temático, para apresentar aos alunos uma revisão geral dos principais temas cobrados no Enem.

Ary Santos, professor de matemática, participou da formação de docentes e ministrou conteúdos sobre a matéria durante o aulão. “Percebi que, cada vez mais, preciso me preparar para uma nova etapa na minha vida profissional. Para mim, isso está sendo representado aqui e me sinto honrado em poder fazer parte desta equipe”, afirma.