Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Dom Pedro II é a 54ª unidade de ensino reconstruída e entregue pelo Estado

A obra contemplou salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, sala de ginástica, quadra de esportes coberta etc

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
11/01/2021 13h58

Governador visita as novas instalações e cumprimenta estudantes da comunidade escolar do Dom Pedro II, no bairro do Marco, Belém O governador Helder Barbalho e a secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, entregaram a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro ll à comunidade escolar de Belém, na manhã desta segunda-feira (11), na travessa Lomas Valentinas, n° 2140, no bairro do Marco. A escola é 54ª unidade estadual entregue completamente reconstruída e ampliada. 

Desde o início de 2019, o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vem consolidando o compromisso com a área educacional em todo o Pará, garantindo mais conforto e qualidade aos alunos da rede pública estadual de ensino.

“Quero cumprimentar a todos que fazem a Escola Dom Pedro II, poder participar desse momento da 54ª escola reconstruída é uma satisfação para mim. Desde o início da nossa gestão, junto com o vice-governador Lúcio, temos a diligência, compromisso e a decisão de investir em educação, para que possamos garantir o presente e o futuro do nosso estado'', afirmou o chefe do Executivo estadual.

Esc. de Ens. Fund. e Médio Dom Pedro ll tem 540 alunos, que a partir de agora contam com um espaço moderno, equipado e mais amplo Helder Barbalho saudou a todos os presentes e elogiou os que contribuem diretamente para uma educação de maior qualidade no ensino público estadual.

"Quero cumprimentar todo o time da educação do nosso estado, nossos professores, servidores, alunas e alunos, a todos que cuidam e zelam e que têm a responsabilidade, ao receber esta unidade reconstruída, de fazer com que a escola esteja sempre em condições para que aqui possamos continuar a história da formação, a partir da educação construindo valores, ensinamentos e, acima de tudo, abrindo um horizonte extraordinário na vida de cada criança, de cada jovem que passe pelos bancos da escola D. Pedro II”, enfatizou o governador.

Para oferecer aprimorar o processo de aprendizagem para os 540 alunos inscritos na instituição, e assegurar melhores condições de trabalho aos docentes e toda a equipe técnica da escola, a obra contemplou salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, sala de ginástica, departamento de material esportivo, sala de reprografia e uma quadra de esportes coberta.

Secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga destacou a importância do governo em valorizar a área educacional. “Hoje é um dia muito especial, porque é o dia de entrega da 54ª escola deste Governo, que tem priorizado a Educação e que vem numa politica de construção das nossas escolas. Com certeza é um caminho muito longo a ser percorrido, mas é um caminho que vem sendo perseguido desde o dia 1° de janeiro de 2019, e hoje, entregamos essa bela escola que terá um impacto muito forte nesse bairro".

A escola ganhou espaços pedagógicos como o laboratório de Ciências, a sala de vídeo e equipamentos para o Laboratório de Informática"Uma escola tradicional e com todas as condições de funcionamento para que possamos fazer uma educação inclusiva e digna. Isto tudo é retrato de um governo que se preocupa e tem a educação como seu grande pilar”, ressaltou a titular da Seduc.

Ela finalizou grata aos profissionais da educação, “quero agradecer aos professores dessa escola e me dirigir a vocês que têm a profissão mais bonita e, com certeza, aquilo que era feito com muito compromisso, empenho e dedicação pode ir muito mais além: temos um compromisso gigante que é melhorar os indicadores do nosso Estado. Quero fazer um apelo para que possamos abraçar todas as metas e vencer os obstáculos para que os próximos indicadores reflitam o que o governador tem feito pelo nosso estado”, finalizou a secretária. 

Com 96 anos de fundação, a escola D.Pedro II atende nas modalidades de Ensino Fundamental, Médio Regular, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino fundamental e médio, que, agora, dispõem de um espaço mais moderno, equipado e mais amplo para receber o seu corpo acadêmico.

Diretora em exercício, Inídia Gomes, ressaltou a funcionalidade e a beleza do Dom Pedro II, o que contribui para o ensino-aprendizado“O prédio era pequeno, com poucas salas e aos poucos foi ampliado e precisou de uma reforma e a antiga reforma não supriu a necessidade. A nova reforma vai contribuir para o aprendizado do aluno - reforma essa - que ficou excelente, por contar com novos espaços pedagógicos como: laboratório de Ciências, sala de vídeo, novos equipamentos para o Laboratório de Informática o que vai beneficiar os nossos alunos”, disse a diretora, em exercício, da unidade, Inídia Gomes.

“A reforma se fez necessária porque a gente não pode ser nada sem a Educação. Fico feliz pela sala de biblioteca e laboratório. O colégio ficou muito bonito e, aqui, acabou para mim, mas espero que os demais alunos zelem por essa nova escola e com a reforma, eu tenho certeza, que vai melhorar muito a aprendizagem dos novos alunos”, afirmou a aluna Isadora Victória Cunha De Souza, da 3ª série do Ensino Médio, que se despediu do colégio no ano de 2020.

A estudante Isadora Victória Cunha De Souza, da 3ª série do Ensino Médio, ficou feliz com a nova Dom Pedro II e pediu zelo aos colegas

No ato de entrega nesta segunda-feira, a escola recebeu jogos recreativos oferecidos pela Fundação ParáPaz, também, o programa Saúde Bucal nas Escolas, lançado em dezembro de 2020 pelo Governo do Pará. O programa é executado, por meio de cooperação técnica entre as secretarias de Educação (Seduc), de Saúde Pública (Sespa).

O projeto, citado acima, atende a Lei Estadual nº 5861/94, denominada “Cárie Zero”, que recomenda ao poder público o fornecimento de escova e pasta de dente individual, aos alunos da rede estadual de ensino.

Alunos da Escola Estadual José Valente Ribeiro, do bairro da Cabanagem, também participaram do evento de entrega do D. Pedro II. Eles realizaram uma apresentação em homenagem às obras na escola. Os jovens integram o Programa de Musicalização do TerPaz, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento dos estudantes para as artes. Houve também uma apresentação de dança, a partir do poema “A natureza”, da professora de Artes do Dom Pedro II, Inaê Amoeda.

Investimentos na educação – O governador destacou as ações voltadas para os alunos da rede estadual de ensino, através do auxílio-alimentação distribuído para os 576 mil alunos dos 144 municípios do Pará que. O Estado já assegurou a 7ª recarga, iniciada nesta segunda-feira (11), para a Região do Guajará, o que totaliza um investimento de R$ 312 milhões de reais oriundos do Tesouro Estadual.

“Com esta sétima recarga, cada aluno terá recebido, até hoje, o total de R$ 560, para ajudar na garantia do alimento, enquanto não há aula presencial, fazendo com que as famílias possam ter um alimento de qualidade. Isso ajuda a família, mas ajuda também o comércio do entorno da escola que pode ter um cliente fidelizado para adquirir o produto e consequentemente garantir renda naquela localidade. Isto foi na capital e acontece nos 143 municípios do Estado”, observou o governador. 

“Além do vale-alimentação, nós também tomamos a decisão de garantir aos alunos, que estão se preparando para o Enem, o chip de celular para que todos tenham acesso a dados e consequentemente possam ter acesso às plataformas da Seduc, e também, à internet, como um mundo de pesquisa e qualificação para os nossos alunos”, finalizou o governador, comentando sobre a iniciativa do governo em dar suporte aos alunos da 3ª série do Ensino Médio e garantir competitividade para os estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a distribuição de 105 mil chip’s de internet móvel. 

Participaram da cerimônia de entrega, ao lado do governador do Pará, o vice-governador, Lúcio Vale; a secretária de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Ghassan; o deputado estadual Adriano Coelho, a deputada Renilce Nicodemos; o vereador Renan Normando, entre outras autoridades.