Automedicação e uso seguro de medicamentos são temas de palestra no HRPC
A ação destacou orientações práticas de autocuidado essenciais para a segurança e o bem-estar dos usuários
Referência em várias especialidades para usuários do nordeste paraense, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) promoveu, nesta sexta-feira (5), palestra na área de atendimento de exames com foco na conscientização sobre os riscos da automedicação e a importância do uso seguro de medicamentos.

A ação de educação em saúde foi conduzida pela coordenadora de Farmácia, Josielma Roxo, em parceria com a equipe de farmacêuticos da unidade, que destacou orientações práticas de autocuidado essenciais para a segurança e o bem-estar dos usuários. A profissional ressaltou a relevância do tema ao reforçar a necessidade de práticas seguras no uso de medicamentos.
“A importância de abordar sobre o autocuidado na administração de medicamentos é de conscientizar pacientes, familiares e profissionais sobre as práticas seguras e responsáveis no uso das terapias. A administração correta é essencial para a eficácia do tratamento e prevenção de eventos adversos”, observou.
"O autocuidado estimula o paciente a seguir horários e doses, reconhecer reações adversas, conservar corretamente os medicamentos e comunicar dúvidas ou sintomas à equipe de saúde, garantindo maior segurança e adesão ao tratamento”, completou.

Aprovação - Entre os presentes, a usuária Carla Mendes Ferreira, de 32 anos, moradora de Capanema, ressaltou que as orientações foram esclarecedoras e irão contribuir para mudanças de hábitos no dia a dia.
“Achei a palestra muito esclarecedora, porque muitas vezes a gente acaba tomando remédio por conta própria, sem saber dos riscos. As informações que recebi hoje vão me ajudar a ter mais cuidado e também orientar minha família sobre a forma correta de usar os medicamentos”, afirmou.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito/Ascom CHC