Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Parceria da Fundação Hemopa e Hospital de Aeronáutica reforça estoque de sangue

A primeira campanha externa de captação de sangue de 2021 contou com mais de 85 voluntários e 64 doações

Por Vera Rojas (HEMOPA)
08/01/2021 18h43

Das 8 às 17 h desta sexta-feira (8), a Fundação Hemopa realizou sua primeira campanha externa de captação de sangue em 2021, com a parceria do Hospital de Aeronáutica de Belém (Habe), registrando o comparecimento de 86 voluntários e 64 doações. A ação prossegue nos dias 11, 12, 13 e 15 de janeiro, com o objetivo de reforçar o estoque de sangue do hemocentro. Um grupo de 650 militares se inscreveu para participar.

O militar da Aeronáutica Bruno Henrique ao fazer sua primeira doação de sangueEntre os voluntários está Bruno Henrique, que fez sua primeira doação de sangue e pretende repetir o gesto solidário para salvar vidas. “Fico muito feliz em estar aqui, em busca da grande chance de minha vida em fazer parte da Aeronáutica e poder ajudar minha família. Fiquei feliz também em ajudar outras pessoas com minha doação de sangue”, disse Bruno.

A parceria integra o Projeto de Captação Hospitalar, promovido pela Gerência de Captação de Doadores (Gecad) da Fundação Hemopa, que neste ano fará campanhas com militares. A segunda está marcada para junho.

Dentro da programação, os 650 conscritos participaram de palestras de sensibilização sobre a importância da doação de sangue no último dia 5, no auditório da Escola Tenente Rêgo Barros, respeitando todos os protocolos de segurança, com uso de máscara e álcool em gel, e distanciamento seguro. As três palestras foram ministradas pela assistente social Nilvete Smith, para três grupos de conscritos, no mesmo dia.

A titular da Gecad, a assistente social Juciara Farias, ressaltou a importância de mais uma campanha de captação de sangue com o Hospital de Aeronáutica de Belém. “A Fundação Hemopa agradece a permanente parceria das Forças Armadas, que sempre souberam honrar sua força e amor à pátria, doando sangue e salvando tantas vidas. Neste mês, especificamente, agradecer ao Hospital de Aeronáutica por esta importante iniciativa”, disse a gestora, destacando o empenho do diretor do Habe, coronel Jorge Antonio Carvalho Feijó.Todos os militares participantes da campanha assistiram a palestras de sensibilização

Critérios – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar acima de 50 kg e estar em boas condições de saúde. É importante apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Durante a pandemia de Covid-19 também são incluídos critérios para quem teve da doença. É necessário esperar 30 dias após a cura para doar sangue. Quem teve contato com pessoas que tiveram Covid deve esperar 14 dias após o último contato.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelos fones: (91) 3210-6500 / 08002808118.