Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Unidade prisional de Cametá promove palestras alusivas à campanha nacional Janeiro Branco

A iniciativa chama a atenção para o tema da saúde mental na vida dos servidores e custodiados

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
04/01/2021 14h22

Nesta segunda-feira (4), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou uma ação alusiva à campanha nacional Janeiro Branco, no Centro Regional de Recuperação de Cametá (CRRCAM), no Baixo Tocantins. Durante todo este mês, haverá palestras para incentivar os cuidados com a saúde mental. 

Servidores da Seap na programação Janeiro Branco, em Cametá Criada por psicólogos do estado de Minas Gerais, a campanha Janeiro Branco foi iniciada em 2014 e chama a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

De acordo com a Seap, todos os dias deste janeiro de 2021, serão realizadas palestras no Centro Regional de Recuperação de Cametá, na passagem de plantão dos servidores, abordando temas como  ansiedade, autocuidado, depressão, autocontrole, insônia, depressão, relações interpessoais no trabalho e na família, resolução de problemas.  

Na próxima sexta-feira (15), os eventos serão destinados para os internos, com distribuição de folders para 108 pessoas privadas de liberdades. No mesmo dia, 10 internos participarão de uma palestra de autoajuda. A segurança da unidade define novas datas para as palestras dentro dos blocos.

"É um tema necessário para todos. Está sendo uma atividade singular para os servidores e internos da unidade. Então, essas palestras, rodas de conversas educativas e informativas deixam o ensinamento de cuidado com a nossa qualidade de vida mental", destacou o diretor do CRRCAM, Júnior Xavier.

O psicólogo da CRRCAM, Vicente Estumano, ressalta a necessidade de se atentar para a qualidade de vida mental. "Trabalhamos num ambiente que demanda atenção constante e tomadas de decisões assertivas, estas palestras ajudam nestas situações. Os internos precisam também para conservar a saúde, devido o confinamento e o distanciamento familiar. Então, o setor de Psicologia do CRRCAM promoverá pequenas palestras diárias com os servidores e internos”.