Sedeme disponibiliza ferramenta que reúne dados sobre comércio exterior
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) disponibilizou em seu site www.sedeme.com.br uma ferramenta de consulta dinâmica com um verdadeiro raio-x do comércio exterior paraense. A partir de agora, o internauta interessado poderá acompanhar o movimento do comércio exterior no Pará, levantando informações de produtos, municípios atuantes, valores de exportação e importação, saldo da balança comercial estadual e municipal, entre outros dados.
A ferramenta utiliza o método de pesquisa Business Inteligence, capaz de processar continuadamente um fluxo de informações a partir de bases de dados públicas diversas, de modo a gerar conhecimento relevante a públicos interessados. Nesta primeira versão, a ferramenta traz um recorte do comércio exterior no Pará, de 1997 até os dias atuais.
“Reunimos nesta primeira etapa os dados do comércio exterior paraense em um único link. O internauta interage e levanta o que é de seu interesse’’, frisou o titular da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDICS), Sérgio Menezes.
Acessar a ferramenta é fácil. Basta clicar no site da Sedeme no campo Estatística – Comércio Exterior do Pará, exibido na home page. "O objetivo da Sedeme é garantir ao Estado uma base de dados sólida, capaz de auxiliar uma análise de mercado para tomada de decisões no âmbito do poder público e da iniciativa privada", enfatizou o titular da secretaria, Adnan Demachki.
Todos esses dados, salientou Sérgio Menezes, chegam de uma multiplicidade de fontes diferentes e se apresentam de forma desestruturada, o que dificulta sobremaneira a obtenção de informações úteis e a análise dos dados. "A natureza desestruturada desses megadados ocasionou o desenvolvimento de ferramentas específicas preparadas para analisar, visualizar e facilitar a tomada de decisão. É isso a que se propõe a ferramenta que estamos disponibilizando", explicou Sérgio Menezes. A fonte de dados da Sedeme é o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
“Quantas e quais são as empresas que exportam no Pará? Onde elas estão? As respostas para esses e outros questionamentos são visíveis, agora, e numa plataforma interativa", acrescentou o diretor da DDICS.
A pauta de exportações no Pará é liderada pela mineração, mas outros setores despontam com relevância na economia estadual, como o agronegócio, com a exportação de grãos, carnes e derivados, pimenta e frutas, entre outros.