Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Em Santa Maria do Pará, população recebe escola reconstruída, título de terra e benefícios do ‘Sua Casa'

Por Ronan Frias (DETRAN)
29/12/2020 17h38

Escola Severiano Benedito de Souza em Santa Maria do ParáHoje (29), data de fundação da cidade de Santa Maria do Pará, o governador Helder Barbalho inaugurou, no município, a 52° Escola da rede estadual de ensino, readequada desde o início da gestão. Durante a solenidade, também foram entregues títulos de terra para agricultores e benefícios do programa habitacional “Sua Casa”.

"Hoje, conseguimos ver o esforço do Estado pela população. A educação melhora com uma escola de qualidade assim. Além disso, o “Sua Casa” traz melhores condições de moradia e gera renda na cidade. Já o título de terra evita o conflito e garante investimento para a produção.  Essa integração do Estado é importante para dar certeza que o produtor não está só. E isto tudo faz o nosso Estado crescer", pontuou Helder Barbalho.

Governador ao lado de autoridades e alunosA Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severiano Benedito de Souza foi reconstruída e ampliada para oferecer mais qualidade de ensino e melhores condições de trabalho aos profissionais da educação.

"As ações que estamos fazendo demonstram a importância que a educação tem para o governo do Estado. Reconstruímos esta escola para melhor atender a população. A equipe que trabalha aqui já passou por muitas dificuldades por causa da estrutura que não era adequada, mas agora toda a comunidade recebe um prédio novo, bonito e pronto para desenvolver atividades para o uso de todos", destacou Eliete Braga, Secretaria Estadual de Educação.

A escola atende 1.400 alunos, nas modalidades de ensino fundamental e médio regular. Em 2021, a unidade vai ofertar a modalidade ensino médio integral.

A obra contemplou a climatização de 12 salas de aula, uma quadra coberta, estacionamento e bicicletário. Os serviços foram realizados em sete blocos da unidade de ensino, sendo três pedagógicos, com novas salas de aulas, laboratório multidisciplinar, uma rádio escola, um laboratório de informática e uma sala de leitura; e um bloco misto, também com salas de aulas e uma de vídeo.

Nova sala de aula da Escola

O Bloco Administrativo também recebeu melhorias, com secretaria, arquivo, diretoria, coordenação pedagógica, sala dos professores, copa, banheiro feminino e masculino. Obras também foram realizadas no Bloco Mais Educação, com auditório, uma sala, banheiros masculino e feminino, e outros dois com acessibilidade, além de uma sala de música.

Já o Bloco Vivência ganhou uma área de recreio coberta, uma cozinha, uma área de limpeza de utensílios, uma área de serviço, uma sala de triagem, uma despensa, um banheiro para funcionários, um vestiário feminino, um vestiário masculino e um vestiário com acessibilidade.

Dona Marinete Lima de Matos acompanhou a entrega do novo prédio. "Eu me formei aqui. Estudei nessas salas e estou muito grata de ver como tudo foi transformado. Agradeço ao governo do Estado por essa obra", disse a professora da rede estadual.

Marinete Lima de Matos e Eduardo

Durante a solenidade, o Instituto de Terra do Pará (Iterpa) entregou 56 títulos de terra para agricultores das comunidades agrícolas Jeju, Mirituiera, São Paulo e São Pedro. As quatro comunidades fazem parte da zona rural do município de Santa Maria do Pará.

O documento representa a efetivação do direito à propriedade do agricultor sobre a terra. Com o título, os proprietários podem investir nas áreas e no aumento da produção com a garantia de ter segurança jurídica.

O agricultor José Nascimento Gomes conta que, aos 50 anos, ficou emocionado ao conseguir o título. "Eu aguardei muito tempo por esse momento. Esse documento é muito importante para todos nós que dependemos da terra para viver".

José Nascimento Gomes, 50 anos, um dos contemplados

"Nós temos trabalhos maravilhosos sendo realizados aqui em Santa Maria e queremos trabalhar para melhorar a vida de todos aqui. E o título entregue hoje é importantíssimo para todos. Além da entrega dos títulos, estamos entregando também o Cadastro Ambiental Rural emitido pela Emater", afirmou Bruno Kono, Presidente do Iterpa.

SUA CASA

Ao todo, 74 famílias do município foram contempladas com o programa Habitacional Sua Casa, gerenciado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab). Para o presidente da Companhia, 
a ação, voltada para os moradores, mostra o cuidado do governo do Estado com a população que mais precisa. "Estamos trabalhando para levar melhores condições de habilitação para os moradores de todo o Pará. A Companhia tem esse papel fundamental de atender a população que mais precisa".

Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o "Sua Casa" foi criado pelo governador Helder Barbalho, em 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.

Dona Maria José de Aquino Silva foi uma das contempladas na ação de hoje. A aposentada contou que o benefício vai melhorar a realidade da família. "O meu filho me deu um terreno, mas eu não tinha condições de construir. Mas agora, o Sua Casa vai permitir que a gente consiga construir juntos o nosso lar", comemorou. 

Durante o evento, o chefe do poder executivo paraense esteve acompanhado da Deputada Federal Elcione Barbalho; do Deputado Estadual Wanderlan Quaresma; do Presidente interino da Cohab, Luis André Guedes; do Presidente do Iterpa, Bruno Kono; do titular da Sedap Hugo Suenaga; da Presidente da Emater Cleide Martins; da Secretaria de Educação do Pará Eliete Braga; e de prefeitos da região.