Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Emater capacita produtores em Santa Bárbara para acesso ao mercado institucional

A expectativa é de que em 2021 novos assistidos pela Emater participem de chamadas públicas e editais

Por Etiene Andrade (EMATER)
28/12/2020 16h57

Quando pensamos em produtos da agricultura familiar, a primeira imagem que muitas vezes nos vem à mente é a venda desses produtores em feiras livres. Mas o mercado para os produtores familiares pode ir além. No município de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém (RMB), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará ( Emater) vem incentivando e apoiando agricultores a venderem seus produtos para o mercado institucional, explica o coordenador do escritório local, Carlos Roberto Mattos.Os produtores são capacitados e assessorados para aumentar a produção e a comercialização para instituições

"Nos últimos dois anos a Emater, através do escritório Santa Bárbara, vem promovendo oficinas sobre o mercado institucional, para possibilitar ao produtor comercializar sua produção. O nosso acompanhamento inclui a assistência técnica na unidade familiar produtora, onde o agricultor recebe todas as orientações sobre o cultivo das culturas comercializadas, sempre preconizando a questão agroecológica", acrescenta o coordenador.

Santa Bárbara está entre os municípios produtores de hortaliças na Região Metropolitana de BelémEditais e projetos - Além da capacitação técnica, os agricultores têm todo o assessoramento sobre participação nos editais e nas chamadas públicas, e são direcionados para a elaboração dos projetos. A produtora rural Luciane de Oliveira, da Comunidade Expedito Ribeiro, em Santa Bárbara do Pará, fez agora em dezembro a primeira entrega de Produtos da Agricultura Familiar para a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com o apoio da Emater, Luciane de Oliveira participou da Chamada Pública, promovida pela Universidade, para a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinados ao atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).Produtora de Santa Bárbara atendida pela Emater

"A Emater está sendo muito importante para nós, agricultores, nos ajudando com a orientação para a produção e nos dando todo o suporte com a parte burocrática, que envolve as documentações, para participar das licitações. Começamos no ano passado, nós e outros agricultores, com um contrato com a Prefeitura, e agora eu e meu esposo conseguimos esse contrato com a UFPA", conta Luciane de Oliveira.

Ela está motivada com os resultados que a agricultura familiar vem obtendo, desde que passou a investir em capacitação e organização. "Desde 2019, eu e outros agricultores familiares procuramos ter bastante produção, que é para quando vir qualquer licitação estarmos preparados. Ano passado começamos a atender à Prefeitura de Santa Bárbara do Pará, por meio do PNAE. Agora o meu esposo conseguiu aprovação nesse contrato com a UFPA. Mas nós, agricultores desse grupo, estamos juntos com a Emater nessa corrente para plantar mais e poder atender esses editais", reitera a produtora.

Estabilidade - De acordo com o chefe local da Emater em Santa Bárbara do Pará, Carlos Roberto Mattos, o mercado institucional permite mais estabilidade para os agricultores. "Esse tipo de venda pode acontecer por um bom período, geralmente de seis a 12 meses, dependendo do tipo de contrato e, principalmente, neste momento que estamos vivendo de incertezas. Para o produtor é uma garantia de que vai produzir, vai conseguir vender e já com um preço definido”, explica Carlos Roberto.

Todos os produtores beneficiários são assistidos pela Emater e mais três produtores também fazem parte do projeto da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Eles receberam a primeira informação em oficina sobre o mercado institucional.

A expectativa é de que em 2021 mais 10 produtores assistidos pela Emater, que participaram da chamada pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Cidadania, para a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Pará, tenham seus contratos aprovados.