Sefa começa operação "Mercadores" em supermercados e atacarejos
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) iniciou nesta segunda-feira (10) a operação de fiscalização “Mercadores”, vistoriando 25 estabelecimentos do segmento de supermercados e atacarejos - empresas que vendem por atacado e a varejo -, em Belém, Ananindeua e Marituba (municípios da Região Metropolitana de Belém), para verificação de regularidade fiscal das empresas.
Quarenta e três auditores fiscais de receitas estaduais, da Coordenação Regional de Belém e Marituba, e da Coordenação Especial de Grandes Contribuintes, percorreram 25 estabelecimentos para conferir a inscrição estadual e a correta emissão de documentos fiscais.
No final da manhã foi apreendido um equipamento emissor de cupom fiscal (ECF), que estava sem lacre. Os ECFs têm sua operação autorizada pela Secretaria da Fazenda, e são lacrados para entrar em funcionamento.
O secretário de Estado da Fazenda, Nilo Noronha, informou que a Sefa está intensificando as ações fiscais, fazendo o monitoramento por segmentos. As informações são organizadas previamente, com base no cruzamento de dados. O planejamento é desenvolvido pela Diretoria de Fiscalização, Coordenação de Mercadorias em Trânsito e Inteligência Fiscal.
Segundo o diretor de Fiscalização da Sefa, Shu Yung Fon, a operação vai prosseguir até próxima sexta-feira (14), com a leitura diária dos equipamentos emissores de cupom fiscal.
O Fisco estadual vem realizando várias ações de fiscalização. No último sábado (8) começou a operação “Lavrador” nas unidades fazendárias de fronteira, verificando a regularidade nas saídas de produtos agrícolas destinados à exportação. Na sexta-feira (7), na Região Metropolitana de Belém, foi realizada a operação “Posto Seguro”, com a visita a 32 estabelecimentos que comercializam combustíveis.