Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SHOWS

Porto Musical e Estação Cultura apresentam música instrumental em Belém e Icoaraci

Integrantes da Amazônia Jazz Band e da OSTP do Theatro da Paz fazem apresentações gratuitas ao público, no sábado (12) e no domingo (13)

Por Josie Soeiro (SECULT)
12/12/2020 13h49

Música instrumental em Belém e em Icoaraci são as dicas de shows no projeto Porto Musical, em Belém, e Estação Cultural, em IcoaraciPara levar cultura aos diferentes cantos da cidade, o projeto Porto Musical promove neste sábado (12), a partir das 18h,  show de música instrumental com os integrantes da Amazônia Jazz Band (AJB), aberto ao público. Em Icoaraci, no domingo (13), na Estação Cultura, às 19h, o palco receberá integrantes da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). As duas programações são gratuitas.

Os eventos são iniciativas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). Neste fim de semana, se apresentam no sábado Harley Bichara (saxofone), Edgar Matos (piano), Augusto Castro (contrabaixo) e Ruth Saldanha (percussão), integrantes da Amazônia Jazz Band (AJB). Já no domingo é a vez de Jefferson Alves (violino), Jonathan Torquato (contrabaixo), Josibias Ribeiro (teclado) e Magno Moraes (percussão), parte dos músicos que compõem a OSTP.

Pensando na diversidade de pessoas que transitam pelos espaços, o repertório apresenta ritmos que embalaram os anos 1980 e 1990, como "Isn't She Lovely", de Stevie Wonder; "Fly Me To The Moon", de Frank Sinatra; e composições paraenses como "Foi Assim" e ˜Flor do Grão Pará". Além disso, já entrando em ritmo de festividades natalinas, o concerto terá também canções típicas da época, como "Noite Feliz" e "Natal Branco".

O contrabaixista da OSTP Jonathan Torquato reforça a importância de seguir fazendo arte. "Essas experiências de tocar em ambientes abertos têm sido muito legais, é hora de se reconstruir. Então a gente traz o que tem de melhor: a música. Poder compartilhar a arte e se aproximar das pessoas de algum modo", comenta.

As apresentações ocorrem semanalmente  de forma gratuita e abertas ao público, tanto no Parque Porto Futuro quanto na Estação Cultural de Icoaraci, sempre com a segurança do distanciamento social entre os músicos. A ideia é manter viva a cultura erudita, a audição da música instrumental de boa qualidade feita por músicos locais e, claro, promover leveza e bem estar aos visitantes dos espaços.

SERVIÇO
Porto Musical
Sábado (12/12) às 18h
Parque Urbano Belém Porto Futuro - Bairro do Reduto
Entrada gratuita
--
Estação Musical 
Domingo (13/12), às 19h 
Na Estação Cultural de Icoaraci (R. Padre Júlio Maria, 937-995 – Cruzeiro, Icoaraci)
Entrada gratuita 

*Com informações de Sorella Conteúdo