Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa realiza testes rápidos para detecção de IST’s em Belém e Ananindeua

Por Caroliny Pinho (SESPA)
05/12/2020 18h26

A Divisão de Controle de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou, na manhã deste sábado (5) na Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, em Belém, e na Escola Estadual Cristo Rei, no Icuí-Guajará, em Ananindeua, ações da campanha “Atenção, Cuidado e Proteção #ParáPrevenido”, em alusão ao período de combate a Ist/Aids que incluíram a realização de testes rápidos para detecção de hepatites virais, sífilis e HIV, entrega de resultados, além da distribuição de preservativos femininos e masculinos com orientações sobre o uso e como evitar infecções sexualmente transmissíveis.

“O dezembro vermelho é um mês de conscientização sobre a AIDS, mas durante o ano todo a população também pode receber orientações nas unidades básicas de saúde e nos Centros Regionais de Saúde. Ações como essa são importantes para desmistificar a doença e as formas de contágios das IST’s, além de levar informação e cuidado a população”, explica Andrea Miranda, Coordenadora Estadual de IST/Aids pela Sespa.

Segundo o balanço do primeiro dia, foram realizados 20 atendimentos e 80 testes na Terra Firme e 22 atendimentos e 88 testagens no Icuí-Guajará. Os usuários do Sistema Único de Saúde que fizeram os testes, receberam o resultado de modo sigiloso e conforme o diagnóstico são imediatamente encaminhados para fazer o tratamento e o acompanhamento nas unidades básicas de saúde ou aos serviços de atendimento especializado (SAE’s). As ações são voltadas para toda população sexualmente ativa ou que deseja fazer o teste e saber seu status sorológico.

A testagem acontece de modo simples, na qual o paciente apresenta sua identificação e em seguida é coletada uma pequena quantidade de sangue e cerca de 20 minutos depois a entrega do resultado é feita por um aconselhador que faz a interpretação do resultado. Esse teste é preconizado pelo Ministério da Saúde e acontece desse modo em todo o país.

As ações da campanha “Atenção, Cuidado e Proteção #ParáPrevenido” acontecem em parceria com o TerPaz através do programa TerSaúde, que já acontece em pontos estratégicos da cidade. “Todo o tempo estamos nos bairros e com as comunidades. Eles nos mostram as principais necessidades para que possamos atendê-los. Esse é um serviçoo inovador, uma política pública que veio para ficar e a nossa intenção é que as ações do dezembro vermelho aconteçam novamente no próximo final de semana”, disse Alessandra Amaral, coordenadora do TerPaz pela Sespa.

Neste domingo (06), mais duas escolas de Belém receberão as ações. Para ser atendido, basta levar carteira de identidade, comprovante de residência e cartão SUS.

Serviço

Data: Domingo – 06 de dezembro

Local: Escola Estadual Camilo Salgado, Avenida Roberto Camelier, número 823, no bairro do Jurunas e na Escola José Valente, Estr. do Benjamin, Cabanagem.  

Horário: 8h às 13h.