Evento prepara implantação da Incubadora de Empresas
O município de Altamira receberá, nos dias 5 e 6 de dezembro, a “Semana do empreendedorismo inovador para a cadeia produtiva do cacau”, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). O objetivo do evento é disseminar a cultura do empreendedorismo, da tecnologia e da inovação na região do Xingu, com foco na cadeia produtiva do cacau, desenvolvendo ações preparatórias à implantação da Incubadora de Empresas do Xingu.
Com isso, pretende-se gerar sinergia entre os atuais e potenciais empreendedores da região, tais como produtores de cacau, trabalhadores da indústria, representantes das demais atividades produtivas locais, juntamente com instituições de ensino e pesquisa, poder público, sociedade civil e futuros gestores da Incubadora de Empresas do Xingu. A programação inclui palestras sobre o cenário da produção de cacau na Transamazônica, a importância de uma incubadora de empresas, certificação UTZ e sustentabilidade, além de oficinas, relatos de casos de sucesso e orientação para incubação de empresas.
A expectativa é que a “Semana do Empreendedorismo Inovador” gere bases iniciais para implantação da Incubadora. “A nossa ideia de levar um ambiente como a incubadora para o Xingu, além de interiorizar a inovação dentro da perspectiva do Inova Pará, consolidando Sistemas Regionais de Inovação, é dar oportunidade para a agregação de valor na cadeia do cacau, transformando essa produção”, explica a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez.
O evento conta com o patrocínio do Sebrae-PA e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e com o apoio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X),do Sindicato dos Produtores Rurais de Altamira (Siralta), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec-UFPA).
Incubadora de Empresas do Xingu
O ambiente será instalado em Altamira, cidade polo da região do Xingu, que, por sua vez, abriga recursos estratégicos para a cadeia produtiva do cacau, da fruticultura e produtos da biodiversidade de forma ampla. Nessa perspectiva, a cacauicultura se destaca como uma das cadeias produtivas estratégicas vistas como prioritárias no plano de governo denominado “Pará 2030”. A perspectiva para este ano é de que o Estado chegue a 125 mil toneladas de sementes de cacau produzidas, garantindo a primeira colocação na produção nacional.
Dessa forma, a Implantação da Incubadora de Empresas encaixa-se como uma ação do programa Inova Pará e busca diversificar a produção regional, incentivando amplos segmentos da cadeia produtiva do cacau a produzir geleias, sucos, insumos para biotecnologia e chocolates especiais, de maneira a garantir a sustentabilidade do desenvolvimento local, disseminando a cultura do empreendedorismo e da inovação; estimulando a criação de empresas que desenvolvam produtos com valor agregado, tornando-se fortemente competitivas; apoiando a instalação de empresas de base tecnológica e ações de exportação na região; contribuindo para a geração de empregos qualificados e melhor distribuição das riquezas.
Inova Pará
O Programa Inova Pará, coordenado pela Sectet, é amparado pela Lei no 8.426, de 16 de novembro de 2016, que dispõe sobre incentivos à inovação, à pesquisa científica e tecnológica e à engenharia não rotineira, além da política estadual de incentivos fiscais. O Inova Pará parte da premissa de que, para romper com o modelo extrativista, presente na economia paraense, é indispensável que o Estado apoie a criação de Sistemas Regionais de Inovação a fim de que propiciem suporte necessário à agregação de valor das cadeias produtivas estratégicas. Em sua concepção, o Programa acredita no potencial produtivo e inovador das distintas regiões do Estado.
Serviço: A programação completa da “Semana do empreendedorismo inovador para a cadeia produtiva do cacau” está disponível na página da Sectet (www.sectet.pa.gov.br). As inscrições podem ser feitas gratuitamente em https://goo.gl/forms/lIS8dsBAqe5PwD7B2.