Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRÔNICAS

Alunos da Educação de Jovens e Adultos lançarão livro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/04/2017 00h00

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Maroja Neto, em Belém, lançarão na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro "Crônicas do Lugar Onde Vivo”, com histórias e acontecimentos que marcaram a vida dos estudantes em vários pontos de Belém, incluindo a escola.

O livro é resultado de uma série de crônicas escritas por alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos, visando à participação na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, em 2016. Como o conteúdo dos textos foi bem recebido pelos professores, a escola resolveu reunir 15 crônicas e lançar um livro com o trabalho dos estudantes.

Segundo a professora Tânia Monteiro, de Língua Portuguesa, os estudantes conseguiram captar detalhes de um cotidiano que, muitas vezes, passam despercebidos no contato permanente com esses locais. Quando esse olhar foi ampliado, ressaltou a professora, os alunos não enxergaram apenas o espaço urbano, mas, sobretudo, as pessoas que fazem parte dele, proporcionando uma leitura prazerosa sobre situações do dia a dia, que podem fazer parte da vida de qualquer pessoa.

“Estamos muito felizes em poder compartilhar esse trabalho com todos, e mostrar que o ensino da Língua Portuguesa pode ser muito prazeroso e ter muitos resultados bons, saindo da sala de aula e ganhando outras dimensões. Os textos não podem ficar parados, esperando apenas a correção dos professores. É preciso incentivar a escrita e formar leitores e escritores proficientes”, destaca Tânia Monteiro.

Sonhos realizados - Aos 72 anos, Francisca Nascimento é a aluna mais experiente da turma. Ela ficou por vários anos fora da escola, e em sua crônica intitulada “A Escola é Meu Lugar” relata sua satisfação pessoal em voltar a estudar, e afirma que na escola já realizou muitos sonhos.

Francisca conta que visitou pela primeira vez a Feira Pan-Amazônica do Livro em 2016, junto com outros alunos da escola, e ficou encantada com o universo da literatura. Na edição deste ano, ela participará como escritora.

“Estou muito contente. Sempre ficava curiosa pra saber o que tinha de tão especial na Feira do Livro, pois meus netos ficam muito animados para ir. No ano passado pude apreciar como aluna e participar de todo aquele encantamento, e este ano vou como escritora. Até vou autografar os livros”, anuncia a aposentada.

A estudante Lindiane Lima, 35 anos, também está feliz em ter seu texto apreciado por outras pessoas. Na crônica de sua autoria, “E o tempo passa...”, Lidiane fala sobre o bairro onde mora, do seu amor pelo lugar e sobre a mudança do tempo, que não altera as situações vividas. “Eu fiquei surpresa ao saber que a minha crônica havia sido selecionada. Estava há 10 anos fora da escola, e já poder participar de um projeto como esse sendo muito especial”, afirma.

Os alunos lançarão o livro no dia 1º de junho, das 19 às 21 h, no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na ocasião, eles vão autografar o livro e conversar com leitores sobre as histórias que inspiraram o trabalho. A XXI Feira Pan-Amazônica do Livro será realizada de 26 de maio a 4 de junho de 2017, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.