Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO MANDIOCA

Sedap capacita produtores rurais em Moju

Por Camila Botelho (SEDAP)
30/11/2020 15h14

A Secretaria de Desenvolvimento Estadual Agropecuário e da Pesca, por meio da Diretoria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Local (Dafa), realizou no dia (27), dia de campo da mandiocultura, no município de Moju. O Projeto Mandioca visa o incremento na Cadeia Produtiva da Mandioca no Estado do Pará.

Um número expressivo de famílias dos meios rural e urbano vive das atividades da cadeia produtiva da mandioca. O baixo investimento, o baixo risco, a adaptabilidade às diversas condições edafoclimáticas do Estado e a fácil comercialização de seus produtos são as principais características da mandiocultura.

O cultivo e processamento da mandioca se destacam no Pará como uma das principais atividades do setor agrícola. Essa atividade tem nas propriedades familiares rurais o seu sustentáculo, pois 95% dos cultivos e das unidades de processamento estão dentro desse importante segmento produtivo do Estado.

De acordo com a Diretora da Dafa, Antonia Aleixo, o Estado do Pará é o maior produtor nacional de mandioca e possui atualmente uma área plantada de 291.740 hectares. No ano de 2016, foram produzidas aproximadamente 4.263.013 toneladas de raízes e 960.000 toneladas de farinha. “Nesse dia de campo, foram agraciadas 114 pessoas de 17 comunidades e três estações em sistema rodízio com cultivo, mecanização, plantio e comercialização”.