Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

Com seminário e feira de talentos, Seap inicia programação por um ano de atividade

Criada em dezembro de 2019, a Secretaria comemora avanços na gestão penitenciária do Pará

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
27/11/2020 21h26

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou na manhã desta sexta-feira (27) a programação especial alusiva à comemoração do primeiro ano de criação da Secretaria, pela Lei nº 8.937, de 3 de dezembro de 2019. A programação foi aberta no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

Após a solenidade de abertura foi realizado um seminário sobre “Comportamento Defensivo” para os agentes penitenciários, seguido de uma oficina sobre práticas de Air Soft, no estande de tiro do Iesp. Segundo o coronel Maués, palestrante e ministrante da oficina, o seminário prepara os agentes penitenciários para situações fora do local de trabalho. “Isso serve não só para autopreservação, mas para a proteção de seus familiares. Isso é o que temos de melhor hoje dentro do nosso sistema para se aproximar do real, do que ele vai encontrar na rua, estando de folga. Os profissionais precisam ser técnicos, e nossos servidores são. Estão sempre aproveitando as oportunidades de investir em capacitação”, disse o instrutor.

Segundo o coronel Arthur Moraes, secretário adjunto da Seap, todos os avanços conquistados em um ano de gestão são motivos para comemorar, e ressaltou que “podemos ainda crescer, nós podemos fortalecer, mas principalmente podemos renovar e melhorar, para o público carcerário e os policiais penais”.

O secretário Jarbas Vasconcelos destacou o trabalho dos servidores para o êxito das ações da SeapPara o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, os servidores da Seap são essenciais para a transformação do sistema penitenciário paraense, por isso a Secretaria oferta capacitação continuada. "Estamos celebrando um ano de criação da Seap, e o desenvolvimento do sistema se deve aos servidores que diariamente se dedicam à melhoria e garantia de custódia, de forma digna e humanizada", ressaltou.

Feira de Negócios - A programação ofereceu ainda a Feira de Negócios e Talentos dos Servidores, realizada pela Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS), com venda de produtos artesanais e alimentícios produzidos pelos servidores, valorizando criatividade e talento. A inscrição para a Feira foi feita mediante a doação de fraldas geriátricas pelos servidores, que serão entregues à instituição Lar da Providência, que abriga idosos. Já foram doados 21 pacotes de fraldas, mas a ação solidária continua durante toda a semana de programação.Produtos da Feira de Negócios e Talentos dos Servidores, que integra a programação especial da Seap

Quinze servidores apresentaram peças de artesanato, roupas e produtos culinários. A Feira contou também com as peças produzidas pela Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por internas do Centro de Recuperação Feminino (CRF), localizado em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém.

A interna Alana Soares agradeceu “pela oportunidade de estar aqui e mostrar os nossos produtos. É muito importante. Percebemos que os servidores estão colaborando com a gente, e agradecemos muito por isso”.

Doces e outros alimentos também foram vendidos pelos servidoresA servidora Rosana Santiago disse que acompanhou “de perto o processo da Susipe (Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará) para Seap, e estou gostando bastante dessa nova gestão. Agradeço muito à Seap pela oportunidade de mostrar os nossos trabalhos fora da Secretaria”.

Segundo a coordenadora da CAVS, Elaine Lobo, o objetivo da Feira dentro da programação de aniversário foi “mostrar os trabalhos dos servidores para ganharem uma renda extra. A CAVS sempre buscou estar próximo dos servidores, e esta nova gestão colaborou com esta aproximação”.