Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Rede hospitalar pública homenageia e agradece doadores de sangue

Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)
25/11/2020 17h23

Usuários do Jean Bitar assistem palestra sobre doação de sangueO Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, festejado nesta quarta-feira, 25, ganhou celebração e homenagens na rede estadual de hospitais públicos, o que evidenciou a necessidade da integração da rede hospitalar para manutenção do estoque de sangue no Pará e, assim, colaborar com a Fundação Hemopa, para o atendimento satisfatório da demanda transfusional paraense.

No sudoeste do Marajó, em Breves, o agradecimento ao doador de sangue veio do paciente Silvino Pereira da Silva, 37, que deu entrada dia 9/11, no Hopital Regional Público do Marajó (HRPM), com anemia severa e teve a necessidade de realizar três transfusões de sangue que foi muito importante para recuperação de seu estado de saúde.

“Fica aqui o meu agradecimento aos doadores de sangue e todos que cuidaram de mim aqui no hospital. Agora está tudo maravilhoso. Doar sangue, salva vidas, obrigado!”, destacou o usuário natural do Rio Pracuúba Grande-município de São Sebastião da Boa Vista, distante de 3h a 8h de embarcação até Breves. O agradecimento do usuário foi compartilhado com o irmão e acompanhante, Silvio Pereira da Silva, 48, que agradeceu à equipe e aos voluntários da doação de sangue.

O HRPM possui Agência Tranfusional (AT) própria, abastecida pelo Hemopa. Em 2019, a AT realizou 2.124 transfusões, e de janeiro a outubro deste ano, foram 1.313 transfusões. Além do atendimento de seus usuários internados, a AT garante o abastecimento para o Hospital Municipal de Breves, Melgaço, de Curralinho, de Portel, de Anajás, Bagre e UPA 24h de Breves.

Hospital Jean Bitar (HJB)- Em Belém, a gestão do Hospital mobilizou usuários, acompanhantes e colaboradores, dia 24, em evento realizado no auditório e na Recepção Ambulatorial para homenagear os colaboradores doadores e incentivar o ato solidário entre acompanhantes e amigos de pacientes internados na unidade hospitalar. A celebração contou com a parceria da Fundação Hemopa, por meio da assistente social Nilvete Smith que ministrou palestras sobre o tema. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Assistente social do Hemopa em palestra no Jean BitarSensibilização - Para incentivar a doação de sangue no HJB são realizadas, diariamente, abordagens aos usuários no ambulatório de atendimento do Serviço Social, durante a visita do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), e a ainda quando está sendo feito o atendimento dos pacientes que recebem transfusão sanguínea.

Nos meses de agosto e setembro, segundo a líder técnica da Agência Transfusional do HJB, Alyne Pardauil, em parceria com a Fundação Hemopa e o GTH, foram montados estandes na recepção central do Hospital, visando à captação de novos doadores. A iniciativa foi importante para a Agência Transfusional, que realizou em média 77 transfusões por mês em 2019. Neste ano, a média mensal foi de 78 transfusões.

"A doação de sangue só é possível graças à disponibilidade de pessoas que queiram ajudar outras pessoas. A sensibilização de colaboradores, usuários e familiares deve ocorrer frequentemente, a fim de manter em níveis adequados os estoques da Fundação Hemopa", ressaltou Alyne Pardauil.

Hospital Geral de Tailândia (HGT)- Localizado na mesorregião do nordeste paraense, o HGT oferece atendimento em livre demanda e presta assistência de média complexidade. Para garantir agilidade no atendimento transfusional, a unidade hospitalar possui Agência Tranfusional própria. Ano passado foram realizadas 556 transfusões e, em 2020, 332 atendimento transfusionais já foram garantidos.

A gestão do HGT mantém um planejamento mensal com realização de palestras de estímulo à doação de sangue junto ao seu públicos interno e externo.

HRPL- No nordeste paraense, a equipe multiprofissional do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, promove periodicamente ações de educação em saúde para estimular a doação de sangue no serviço de coleta mais próximo do cidadão capacitado para doar sangue. De janeiro a outubro deste ano, o Hospital realizou 340 transfusões de sangue em seus usuários internados, que recebem assistência de média e alta complexidades.