Adepará conclui mais uma etapa da vacinação contra febre aftosa
A campanha, que terminará em 30 de novembro, visa imunizar só na região sudeste mais de 920 mil animais
Equipe da Regional Marabá da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) cumpriu nesta quarta-feira (25) mais uma etapa do cronograma de vacinação assistida contra a febre aftosa, imunizando 197 bovinos na Fazenda Pacas, localizada no município de Itupiranga, no sudeste paraense. A Agência espera vacinar na região 920.702 bovinos, de 0 a 24 meses, até a próxima segunda-feira (30), quando a campanha de vacinação será encerrada.Profissional da Adepará durante a vacinação na Fazenda Pacas, no município de Itupiranga
Localizado a 45 quilômetros de Marabá, Itupiranga é um dos seis municípios que compõem a Regional de Marabá, que já cadastrou 2.171.039 bovinos. A Regional é composta pelos municípios de Marabá, Parauapebas, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Itupiranga e Nova Ipixuna.
Para o produtor Valdir Souza, proprietário da Fazenda Pacas, o trabalho da Adepará é fundamental para a condução correta da produção. “O fato de ter um profissional qualificado nos acompanhando durante o processo da vacinação traz mais segurança e tranquilidade, porque a gente aprende mais ainda. A vacinação é boa pra nós, porque temos nosso gado protegido da aftosa, raiva, brucelose. E ficamos tranquilos porque nosso gado fica todo imunizado”, disse o produtor, acrescentando que, “pra nós, é muito bom o acompanhamento da Adepará porque traz segurança. A Adepará nunca recusou atendimento, e somos cadastrados há anos na Agência. Por isso, só agradeço por estar fazendo esse trabalho nas propriedades”.Na Fazenda Pacas foram imunizados 197 bovinos contra a febre aftosa
Apenas em Marabá a Agência tem cadastrados 1.193.136 bovinos, dos quais 476.279 têm de 0 a 24 meses. O gerente da Regional Marabá, Geraldo Jota, ressaltou a importância da vacinação dentro do prazo. "Os produtores que perderem o prazo ficaram impedidos de comprar vacinas e ainda pagarão multa proporcional ao seu rebanho", informou.
O gerente também destacou a importância do trabalho da Agência para toda a população, enfatizando que "a Adepará tem um papel fundamental na defesa e fiscalização agropecuária do Pará. Ela acompanha toda a cadeia de produção animal e vegetal, protegendo o Estado da entrada e saída de doenças e pragas, tanto na área animal como na vegetal, certificando que o alimento seja entregue para a população com segurança alimentar, qualidade e procedência de origem".
Supervisão - A vacinação assistida é realizada pelos proprietários dos animais sob a supervisão de fiscais agropecuários da Adepará (AFA). Segundo as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a supervisão pode ocorrer com os objetivos de orientar, prestar assistência a comunidades carentes ou fiscalizar, possibilitando certificar a aplicação da vacina na totalidade dos animais de determinadas propriedades rurais.
Todo o trabalho de vacinação é acompanhado por fiscais agropecuários da AdeparáO técnico agropecuário Rogério Lucena, que atua na fiscalização, acompanhou a vacinação pela manhã na Fazenda Pacas, e destacou os ganhos para todos os envolvidos na cadeia produtiva. "primeiro para o produtor, porque ele vai ter uma certificação, uma garantia de que o animal está saudável. Quando ele adquire essa vacina numa distribuidora, numa revenda agropecuária, e faz a aplicação, ele tem a certeza que seus animais estão imunes àquela determinada enfermidade. Segundo, para os consumidores, que têm a certeza de estarem consumindo um produto de qualidade e certificado. Por fim, para a Agência, que efetiva o cumprimento do seu papel na cadeia produtiva do Estado".