Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE DO REBANHO

Adepará conclui mais uma etapa da vacinação contra febre aftosa

A campanha, que terminará em 30 de novembro, visa imunizar só na região sudeste mais de 920 mil animais

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
25/11/2020 18h20

Equipe da Regional Marabá da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) cumpriu nesta quarta-feira (25) mais uma etapa do cronograma de vacinação assistida contra a febre aftosa, imunizando 197 bovinos na Fazenda Pacas, localizada no município de Itupiranga, no sudeste paraense. A Agência espera vacinar na região 920.702 bovinos, de 0 a 24 meses, até a próxima segunda-feira (30), quando a campanha de vacinação será encerrada.Profissional da Adepará durante a vacinação na Fazenda Pacas, no município de Itupiranga

Localizado a 45 quilômetros de Marabá, Itupiranga é um dos seis municípios que compõem a Regional de Marabá, que já cadastrou 2.171.039 bovinos. A Regional é composta pelos municípios de Marabá, Parauapebas, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Itupiranga e Nova Ipixuna.

Para o produtor Valdir Souza, proprietário da Fazenda Pacas, o trabalho da Adepará é fundamental para a condução correta da produção. “O fato de ter um profissional qualificado nos acompanhando durante o processo da vacinação traz mais segurança e tranquilidade, porque a gente aprende mais ainda. A vacinação é boa pra nós, porque temos nosso gado protegido da aftosa, raiva, brucelose. E ficamos tranquilos porque nosso gado fica todo imunizado”, disse o produtor, acrescentando que, “pra nós, é muito bom o acompanhamento da Adepará porque traz segurança. A Adepará nunca recusou atendimento, e somos cadastrados há anos na Agência. Por isso, só agradeço por estar fazendo esse trabalho nas propriedades”.Na Fazenda Pacas foram imunizados 197 bovinos contra a febre aftosa

Apenas em Marabá a Agência tem cadastrados 1.193.136 bovinos, dos quais 476.279 têm de 0 a 24 meses. O gerente da Regional Marabá, Geraldo Jota, ressaltou a importância da vacinação dentro do prazo. "Os produtores que perderem o prazo ficaram impedidos de comprar vacinas e ainda pagarão multa proporcional ao seu rebanho", informou.

O gerente também destacou a importância do trabalho da Agência para toda a população, enfatizando que "a Adepará tem um papel fundamental na defesa e fiscalização agropecuária do Pará. Ela acompanha toda a cadeia de produção animal e vegetal, protegendo o Estado da entrada e saída de doenças e pragas, tanto na área animal como na vegetal, certificando que o alimento seja entregue para a população com segurança alimentar, qualidade e procedência de origem".

Supervisão - A vacinação assistida é realizada pelos proprietários dos animais sob a supervisão de fiscais agropecuários da Adepará (AFA). Segundo as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a supervisão pode ocorrer com os objetivos de orientar, prestar assistência a comunidades carentes ou fiscalizar, possibilitando certificar a aplicação da vacina na totalidade dos animais de determinadas propriedades rurais.

Todo o trabalho de vacinação é acompanhado por fiscais agropecuários da AdeparáO técnico agropecuário Rogério Lucena, que atua na fiscalização, acompanhou a vacinação pela manhã na Fazenda Pacas, e destacou os ganhos para todos os envolvidos na cadeia produtiva. "primeiro para o produtor, porque ele vai ter uma certificação, uma garantia de que o animal está saudável. Quando ele adquire essa vacina numa distribuidora, numa revenda agropecuária, e faz a aplicação, ele tem a certeza que seus animais estão imunes àquela determinada enfermidade. Segundo, para os consumidores, que têm a certeza de estarem consumindo um produto de qualidade e certificado. Por fim, para a Agência, que efetiva o cumprimento do seu papel na cadeia produtiva do Estado".