Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Embaixador da Alemanha faz visita diplomática ao Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/04/2017 00h00

Na manhã desta terça-feira, 18, o governador Simão Jatene recebeu o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, que está no Pará em visita diplomática até a próxima quinta-feira, 20 de abril. O encontro, que foi realizado no Palácio do Governo, faz parte da agenda preparada pela Coordenadoria de Relações Internacionais do Pará (Cori) que engloba atividades para apresentar ao representante germânico as potencialidades de investimento no Estado.

O governador Simão Jatene lembrou que o turismo representa uma grande fonte de desenvolvimento do Pará, diante das riquezas naturais e atrações como a Ilha do Marajó e Alter-do-Chão. “Esses lugares são únicos e não ficam atrás de nenhuma atração turística no Brasil”, avaliou o governador, que disse que o Estado tem buscado investir na área de ciência, tecnologia e inovação, com o intuito de criar novas estratégias de desenvolvimento que respeitem o meio ambiente e gerem emprego e renda na região.

Para o governador Simão Jatene é muito importante estreitar as relações entre o Pará e a Alemanha, já que o país Germânico é um dos maiores consumidores dos produtos paraenses, à frente de países como os Estados Unidos. “Fico feliz com essa oportunidade e esperançoso diante do genuíno interesse de discutir essa relação em outro padrão, respeitando os interesses de ambos os lados, pensando em estratégias que todos ganhem”, reiterou Jatene.

O embaixador Georg Witschel, que assumiu o cargo atual em setembro de 2016, disse que pretende conhecer melhor o Pará, visando não somente o fortalecimento de parcerias comerciais com o Estado, mas uma tratativa de incentivar a integração política, econômica e cultural, promovendo o desenvolvimento local, políticas de proteção e uso sustentável das florestas amazônicas, combate ao desmatamento e redução de gases do efeito estufa para o enfrentamento às mudanças climáticas. “Temos muitas oportunidades de trabalharmos em parceria”, afirmou.

A Alemanha é um dos países que mais demonstram ter preocupação com o meio ambiente, sendo o país da Europa mais rigoroso com normas ambientais. Todo esse engajamento deu aos alemães o conhecimento e tecnologia inovadores, que podem contribuir, por exemplo, com soluções para a prevenção e combate ao desmatamento. Considerada a maior potência econômica e tecnológica da Europa, a Alemanha ocupa o quinto lugar em nível mundial e a segunda posição no comércio internacional.

Larissa Chermont, coordenadora do Cori, explicou que a agenda do embaixador alemão durante a visita ao Pará foi pensada em parceria com a embaixada para permitir que Witschel tenha uma visão panorâmica das áreas estratégicas estipuladas no plano de desenvolvimento do Estado, o plano Pará 2030. “A Alemanha demonstrou interesse em investir aqui, tanto por meio do próprio governo como da Câmara de Comércio e Indústria, ampliando o comércio bilateral e fortalecendo os negócios entre empresas alemãs e brasileiras”, reiterou Larissa ao final do encontro, que também foi acompanhado pelo cônsul honorário da Alemanha em Belém, Paul Möller Steffen; pelo representante no Brasil da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Thomas Timm; pelo assessor da embaixada alemã, Lucas Freitas; e pela secretária extraordinária do estado em Gestão Estratégica, Noêmia Jacob.

A agenda do embaixador Georg Witsche inclui visitas ao Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam); a Casa de Estudos Germânicos no campus Profissional da Universidade Federal do Pará; ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá; ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro Regional da Amazônia, além de visitas aos atrativos turísticos da capital, como o Theatro da Paz, Polo Joalheiro e Parque Estadual do Utinga. A agenda também contempla visitas a algumas empresas sediadas no Pará e reuniões com autoridades de instituições representativas do comércio e indústria.