Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Aproveitamento integral dos alimentos é tema de oficina da Emater

Ação envolveu mulheres da comunidade agrícola São Francisco, em Marituba, sobre como evitar o desperdício de comida e ainda qualificar as receitas

Por Etiene Andrade (EMATER)
24/11/2020 14h36

Oficina da Emater em Marituba apresentou pratos mais nutritivosSabe aquela casca de fruta que é descartada, o talo de verduras que vai para o lixo ou mesmo aquela sobra de comida não aproveitada? Tudo isso contribui para o grande desperdício de comida no Brasil e no mundo. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), aproximadamente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente em todo o mundo, mais de vinte milhões só no Brasil. Enquanto isso, cerca de sete milhões de brasileiros convivem com a fome. 

Pra evitar o desperdício e aproveitar melhor os alimentos, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) ofertou, na última semana, uma oficina sobre o aproveitamento integral dos alimentos, da qual participaram 15 mulheres da comunidade agrícola São Francisco em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB).Casca de laranja cristalizada, uma das receitas da oficina da Emater sobre o aproveitamento de alimentos como cascas, sementes etc

“A minha preocupação sempre foi com o desperdício e com o excesso de lixo que acaba sendo produzido diariamente. O objetivo dessa oficina foi esclarecer às famílias das comunidades rurais do município a importância de evitar o desperdício dos alimentos, por meio da diversificação de receitas preparadas com cascas, talos, sementes,  flores e até raízes, que se transformam em pratos altamente nutritivos e criativos”, explica a pedagoga Gilma da Silva, ministrante da oficina.

Entre as receitas ensinadas na oficina estão o Arroz Explosão - preparado com arroz, jambu, talo de couve, cariru, e casca de jerimum; o Doce da Casca do Maracujá, Creme de Talo de Jambu e Casca de Laranja Cristalizada e o Suco Nutritivo com couve, maracujá, limão e carambola.

Grupo de mulheres da comunidade São Francisco em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, que recebeu a orientação da EmaterTodas as receitas, além de contribuírem para a redução do desperdício, também foram planejadas com a finalidade de promover uma alimentação mais diversificada, saudável e acessível.

 “Quando propomos o melhor aproveitamento dos alimentos, reduzimos o desperdício e podemos garantir a segurança nutricional das famílias envolvidas e também reduzir os gastos com alimentação dessas famílias.”, conclui a pedagoga Gilma da Silva.

Para dona Raimunda Lima, uma das mulheres que participaram da oficina, as orientações já estão fazendo diferença, na mesa e no bolso.

"Eu aprendi muita coisa e já botei em prática. Estou muito feliz por ter feito esse curso. Eu jogava muita coisa fora como as cascas e os talos, que iam para o mato e agora já estou botando em prática o que aprendi, aproveitando tudo e repassando essas informações para os meus familiares e amigas. Agora o que ia para o lixo vem para a nossa mesa e traz benefícios para nossa saúde e também para o bolso.”, afirma Raimunda Lima.