Pará conquista selo Safe Travels Destination e se fortalece como destino turístico

A chancela só é concedida pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) a destinos e empresas de turismo que cumprem com os protocolos de saúde e higiene

20/11/2020 14h00
Por Israel Pegado (SETUR)

A Secretaria de Turismo do Pará deu um passo importante no processo de atração de turistas estrangeiros para o estado. Trata-se da conquista do selo Safe Travels Destination, concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), somente aos destinos e empresas de turismo que cumprem com os protocolos de saúde e higiene, garantindo a segurança dos visitantes. É o primeiro selo global de segurança e higiene do mundo para viagens e turismo.

Essa não é uma ação isolada e faz parte da estratégia do governo do Pará no fortalecimento do setor do turismo no mercado internacional, com foco nos Estados Unidos, principal mercado emissor de turistas do mundo. Ou seja, o país é o que mais envia turistas para o mundo. Tanto é assim, que em 2019, os Estados Unidos enviaram cerca de 115 milhões de turistas para outros países, e, de janeiro a agosto de 2020, esse número superou 37 milhões de pessoas.

“A conquista do selo Safe Travels junto à WTTC demonstra nossa preocupação em cuidar da sociedade, do trabalhador e do turista, contribuindo para colocar o Pará em evidência no setor do turismo mundial”, afirmou o governador Helder Barbalho.

Em dezembro de 2019, foram iniciados os trabalhos de posicionamento do Estado como destino turístico, através da USTOA (United States Tour Operators Association), no decorrer do ano, mais de 60 operadores turísticos tomaram conhecimento das experiências turísticas do estado através de ações no mercado local e consideram o Pará como produto a ser comercializado.

O Covid-19 trouxe a oportunidade de posicionamento do destino, que está alinhado com as expectativas de viagens dos turistas, oferecendo experiências ao ar livre, ligadas à natureza e sem aglomerações, segundo pesquisa da Researgate, realizada de fevereiro a abril de 2020.

De acordo com o citado estudo, 66% do público pesquisado declarou interesse por viagens a destinos de natureza, fato também constatado por pesquisa do Sebrae no Brasil.

As ações de promoção do destino estão alinhadas com as maiores marcas do mercado no mundo, e ainda neste mês de novembro, o Pará contará com uma campanha cooperada junto com a Expedia, a maior operadora online dos EUA, promovendo as experiências turísticas do Pará com conteúdo dirigido ao turista, posicionando o destino para ampliação de vendas.

“O Pará está alinhado com a tendência de consumo mundial do turismo, continuaremos a trabalhar focados para maior geração de renda e emprego no estado através do turismo”, garantiu o secretário de Turismo, André Dias.