Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPEITO

Grupo de Trabalho combaterá violência contra religiões de matriz africana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/04/2017 00h00

Acompanhar as investigações de casos de assassinatos e outros atos violentos cometidos contra integrantes de religiões de matriz africana é uma das metas do Grupo de Trabalho instalado neste mês pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), no Terreiro Dois Irmãos, na Passagem Pedreirinha, Bairro do Guamá, em Belém. A partir da iniciativa, os participantes do GT vão definir ações de segurança e defesa social para os praticantes de religiões de matriz africana.

A instalação de um grupo de trabalho fora dos prédios de órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública do Pará é um fato inédito. Jeannot Jansen, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e presidente do Consep, considerou a iniciativa positiva, por demonstrar respeito ao segmento social. “É uma quebra de preconceito, pois lutamos pelos mesmos objetivos, que é a redução da violência em todos os segmentos, independente de credo religioso”, afirmou o secretário.

Prevenção - Integrante do Consep, a professora Zélia Amador de Deus contou que, além de assassinatos, há relatos de perseguição e apedrejamento a adeptos de religiões de matriz africana. “A primeira medida do Grupo de Trabalho será o acompanhamento das investigações sobre os casos já detectados. Também vamos buscar ações preventivas no campo da educação, a fim de conscientizar a população sobre o tema”, informou Zélia Amador de Deus, que também é membro do Centro de Estudos de Defesa do Negro no Pará (Cedenpa).

O advogado Edson Catendê, babalorixá do Candomblé, relatou que geralmente quem participa dessas tradições sofre racismo, devido à intolerância de algumas pessoas. “Esperamos que o Grupo de Trabalho viabilize um maior controle nesse casos, porque ainda há muito desrespeito. Juntos encontraremos soluções que garantam a segurança de todos”, afirmou.

O GT de Matriz Africana se concretizou após reivindicação de representantes do segmento. O Consep já aprovou a Resolução nº 306, de 30 de novembro de 2016, homologada pelo Decreto nº 1.690, de 03/02/2017, que oficializou o Grupo de Trabalho. Os integrantes foram designados pela Portaria nº 008/Consep, de 22 de março de 2017. Após a instalação serão escolhidos o coordenador/adjunto e o secretário (a), e a discutidas as temáticas afins.