Esmac derrota o Paysandu e conquista o título de campeã do Parazão Feminino 2020
Com o placar de 4 x 0 sobre a equipe bicolor, a Esmac garantiu vaga para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A2
A forte chuva que caiu na tarde desta terça-feira (17), em Belém, antecedeu a vitória do time da Esmac, que conquistou pela sexta vez o título do Campeonato Paraense de Futebol Feminino 2020, vencendo a equipe do Paysandu por 4 x 0, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.
Com atraso por causa da chuva, as jogadoras de Paysandu e Esmac entraram em campo às 16 h. Logo no primeiro minuto, Raquel abriu o placar para a Esmac. O segundo gol foi marcado por Lora Capanema, aos 15 minutos. E aos 35 minutos, Jeane, do Paysandu, fez gol contra. Já no segundo tempo, Cássia fez o quarto gol para a equipe de Ananindeua.A equipe da Esmac celebra a conquista do hexacampeonato de Futebol FemininoFoto: Ascom / Seel
“Vejo com bons olhos essa evolução do futebol praticado por mulheres no nosso Estado, pois as mulheres estão cada vez mais empoderadas, ocupando os espaços, inclusive no futebol. E para nós, da Seel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer), é com muita gratidão que recebemos esse jogo de decisão no Mangueirão. Diante da situação de pandemia, fazemos o melhor possível para dar visibilidade ao futebol masculino e feminino”, disse o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Arlindo Silva.
A Esmac já conquistou o título do Parazão em 2012, 2016, 2017, 2018, 2019 e este ano. O time campeão garante vaga para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A2, no próximo ano. “É uma emoção inexplicável. Com muito trabalho, chegamos aqui e somos hexacampeãs. Estou há 12 anos na Esmac e hoje estou aqui levantando a taça do campeonato”, disse a capitã Gislane Queiroz.A capitã Gislane Queiroz recebeu o troféu do campeonato de 2020Foto: Ascom / Seel
Novo desafio - O time da Esmac tem como técnico Mercy Nunes, enquanto Aline Costa é a técnica do Paysandu. “Estávamos desde o início do ano com um trabalho técnico bem estruturado. Veio a pandemia, mas graças a Deus nosso trabalho bem direcionado deu resultado. Temos mais um desafio em uma competição nacional, e eu tenho o sonho de levar o time à elite do futebol feminino, na série A1”, afirmou o treinador da Esmac.
A competição é uma realização da Federação Paraense de Futebol (FPF). “Tivemos um imprevisto com o atraso por causa da forte chuva, mas depois tivemos um grande jogo. Parabenizo a Esmac pelo título de campeã, ao Paysandu pelo segundo lugar, aos nossos patrocinadores, ao governo do Estado e à Seel, que não mediram esforços para realizar essa grande festa do esporte”, ressaltou Maurício Bororó, vice-presidente da FPF.
A transmissão oficial da decisão do Campeonato Paraense de Futebol Feminino foi feita pela TV Cultura para 108 municípios.