Segurança Pública amplia ações na cidade de Primavera, no nordeste paraense
Governador Helder Barbalho acompanhado do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, visitaram a sala de monitoramentoDez câmeras de monitoramento já reforçam a segurança pública no município de Primavera, na região do Rio Caeté, no nordeste paraense. As câmeras são semelhantes as utilizadas na Região Metropolitana de Belém e tem imagens coloridas, alcance de até 100 metros de distância, além de possuírem a tecnologia Speed Dome, que possibilita a rotação em 360 graus na horizontal e 180 graus na vertical.
O ato de entrega do sistema de vídeomonitoramento foi nesta segunda-feira (9), realizado pelo governador Helder Barbalho, acompanhado do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado e de demais autoridades municipais estaduais.
A iniciativa é o resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e a prefeitura municipal. A instalação dos equipamentos e da licença do software (gravação e visualização), o espaço onde ocorre o monitoramento e o treinamento aos profissionais que estão atuando no local foram realizados pela Segup. Coube à Prefeitura arcar com as despesas de manutenção, como energia elétrica, link de dados e a contratação dos profissionais.
Instaladas em pontos estratégicos como na entrada e saída da cidade, as câmeras são monitoradas 24 horas Moradora da cidade há 20 anos, Deusa Conceição Quitéria aprovou a iniciativa. "Aqui ainda vivemos em uma cidade tranquila, mas ainda ouvimos falar de alguns casos vez ou outra. Agora é muito bom as câmeras. Vão melhorar ainda mais. Vai ajudar mais ainda", afirmou.
As câmeras estão localizadas em pontos estratégicos, como a via de entrada e saída da cidade além das de maior incidência de delitos. Elas são visualizadas de dentro de uma sala de monitoramento instalada na Unidade Integrada de Polícia, presente na própria cidade, de domingo a domingo.
As imagens podem ser acessadas, também, pelo Núcleo Integrado de Operações (NIOp) de Capanema e pelo Centro Integrado de Operações (CIOp), em Belém.
Para o governador do Estado, Helder Barbalho, a entrega do sistema representa mais uma etapa do planejamento de ações concretizadas por todo o Pará. "O vídeomonitoramento está presente em todas as principais vias para ajudar na diminuição da violência e combater à criminalidade. Para que a cidade possa estar mais segura com câmeras que estejam localizadas estrategicamente para fortalecer as ações de segurança, para trazer paz ao povo de Primavera", ressaltou.
Acionamento
Diversas ruas da Região Metropolitana de Belém (RMB) contam com o serviço de câmeras de segurança A qualquer ação suspeita ou que seja necessário uma ação célere e enérgica dos agentes de segurança, por meio da comunicação via rádio, as viaturas são acionadas para o atendimento. Via rádio, os profissionais da sala de monitoramento podem se comunicar, ainda, com o Núcleo Integrado de Operações (NIOp) de Capanema e a Central de Atendimento de Despacho (CAD) de Salinópolis.
"Diversas câmeras estão instaladas por vários pontos da cidade, pontos estratégicos para o policiamento e essas câmeras são visualizadas dentro da unidade integrada de polícia do município. A Polícia Militar e a Polícia Civil podem visualizar qualquer ocorrência, monitorar situações e por meio do rádio acionar a viatura mais próxima. Esse é um trabalho de parceria da Secretaria de Segurança Pública do Pará, um projeto piloto que nós pretendemos expandir para outros municípios. Assim poderemos garantir mais segurança, com modernidade, e utilizando as novas tecnologias de monitoramento para que a população tenha cada vez mais segurança", explicou o titular da Segup, Ualame Machado.