Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Curso Técnico em Enfermagem oferecido pela Sectet tem aula inaugural

As duas turmas reúnem 50 alunos, que assistirão aulas ministradas por profissionais do Senac

Por Fernanda Graim (SECTET)
06/11/2020 18h17

Na tarde desta sexta-feira (06), os 50 candidatos selecionados para o curso Técnico em Enfermagem assistiram à aula inaugural realizada no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev). O curso é ofertado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), para moradores dos bairros alcançados pelas ações do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).O secretário Carlos Maneschy na aula inaugural realizada no auditório do Igeprev

Estiveram presentes na abertura o titular da Sectet, Carlos Maneschy, e a secretária adjunta, Edilza Fontes; o diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria, José Leoncio Siqueira; o diretor-geral de Articulações Institucionais da Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania, Julio Alejandro Jelvez; a representante da rede local do TerPaz, Delma Braga, e Cláudia Vasconcelos, diretora de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).Autoridades na mesa da solenidade que marcou a abertura do curso

O representante da Seac lembrou aos futuros técnicos em enfermagem a importância da profissão na mudança de vida das pessoas, destacando a necessidade de se empenharem para a conclusão do curso. Para Julio Jelvez, a "missão só deve ser coroada quando concluída".

Nova realidade - O secretário Carlos Maneschy também destacou a importância do curso, não somente na mudança de vida de cada um dos alunos, mas principalmente por melhorar a realidade de muitas outras pessoas. "Vocês, que foram selecionados entre quase 5 mil candidatos, serão vetores de transformação da saúde pública neste Estado, elementos transformadores e garantidores para melhorar a qualidade de vida de muita gente", frisou o secretário, que anunciou a abertura de pelo menos mais cinco turmas de técnico em enfermagem nos próximos meses.

Carlos Maneschy destacou a importância do curso para a realidade de muitas pessoasA mudança já começou na vida de Karolaine Teixeira, 23 anos, mãe de duas meninas e moradora do bairro do Guamá. Ela contou que esperava muito uma oportunidade como esta, mas não tinha condições de pagar um curso. "Minha vida mudará primeiramente em como me vejo como mulher e mãe. Estarei mais realizada, e este é só o começo. O meu foco é prestar vestibular pra medicina", adiantou Karolaine Teixeira.

O curso ofertado pela Sectet é ministrado pelo Senac, contratado para executar a formação técnica, profissional e continuada oferecida pela Secretaria dentro do TerPaz. As aulas regulares serão realizadas de segunda a sexta-feira, na sede do Senac, localizada na Avenida Serzedelo Corrêa, 279, em Belém. Foram formadas duas turmas, de 25 alunos cada. O horário para a turma da manhã é das 8 às 12 h, enquanto a turma da tarde terá aulas das 14 às 18 h.