Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO AMBIENTE

Reformas de escritórios da Emater em quatro municípios vão melhorar atendimento ao público

Já começaram as obras de revitalização na estrutura física em Igarapé-Açu, Santo Antônio do Tauá, Marapanim e São Caetano de Odivelas

Por Etiene Andrade (EMATER)
05/11/2020 18h39

As obras de revitalização dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) nos municípios de Igarapé-Açu, Santo Antônio do Tauá, Marapanim e São Caetano de Odivelas, vinculados à Regional Castanhal, começaram nesta quinta-feira (5). Os projetos incluem pintura, troca e manutenção de forros e pisos, instalação de revestimento em banheiros, troca de telhados e construção de calçadas.

Novas instalações vão ampliar o atendimento prestado pela Emater aos agricultores familiaresPara o coordenador do escritório de Igarapé-Açu, Tonildes de Ataíde, a reforma vai favorecer o atendimento ao público, que beneficia cerca de 400 famílias de agricultores, extrativistas e de comunidades locais, que recebem da Emater assistência técnica para melhorar a produção e orientações voltadas à regularização ambiental e ao credenciamento para diversas políticas públicas.

“Além da orientação à produção, nós também trabalhamos com a emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR), declaração de aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que possibilita a esse agricultor o acesso a crédito. Também fazemos a elaboração dos projetos, e por fim damos o acompanhamento técnico à produção. Essa reforma, além de trazer mais comodidade e segurança para os técnicos, vai permitir que os agricultores sejam bem atendidos”, ressaltou Tonildes de Ataíde.Um dos escritórios da Emater que receberá as obras de revitalização

Aos 64 anos de idade, dos quais 50 dedicados à agricultura, o agricultor Miguel dos Santos já chegou a produzir mais de 70 mil unidades de abacaxi em sua propriedade. Para ele, a melhoria da estrutura dos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica terá reflexos positivos na produção dos agricultores.

“A Emater dá o apoio total pra gente. Se não fossem eles, nós não estaríamos onde estamos. A gente sabe plantar, mas muitas vezes não sabe cuidar, que produto usar pra aumentar e melhorar a produção. Todas as vezes que a gente precisa, a gente é recebido bem por eles, e esse prédio é bastante antigo. Então, se reformar, vai ficar melhor”, afirmou Miguel dos Santos.

As obras também vão beneficiar as equipes da Emater que atuam nos quatro municípiosBenefício para todos - Antônio Carlos Macedo, supervisor regional da Emater em Castanhal, disse que, em breve, as reformas vão proporcionar um melhor ambiente de trabalho para os técnicos e demais funcionários da Empresa, e um espaço mais adequado para o atendimento aos agricultores familiares dos quatro municípios.

“A gente entende que é um investimento importantíssimo que o governo do Estado está fazendo, no sentido de melhorar as condições de trabalho e modernizar esses prédios, fazendo uma revitalização. Nós teremos quatro escritórios climatizados, com ambientes salubres para o atendimento do nosso público, que é justamente o agricultor familiar”, acrescentou o supervisor.

O prazo para a entrega dos novos escritórios é de 120 dias, mas a expectativa é que as obras sejam finalizadas até o final deste ano.