Detran intensifica ações no nordeste paraense
Agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) estão integrados desde a última sexta-feira (21) à Operação Tiradentes, que reúne diversos órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e estará sendo realizada simultaneamente em todo o País até o domingo (23).
O órgão estadual de trânsito está atuando com 190 agentes na capital e nos balneários mais procurados pela população em feriados prolongados, como este, com o apoio de 50 viaturas. As ações de fiscalização têm como objetivo tirar das vias condutores não habilitados, veículos sem condições de trafegabilidade ou que estejam com a documentação vencida, além de coibir a direção alcoolizada.
Bragança - Um motociclista que trafegava pela contramão nas proximidades do Museu da Marujada, por pouco não atropelou quatro pedestres ao não obedecer a ordem de parada dada pelos agentes na manhã deste sábado (22), em Bragança, nordeste paraense. Em seguida, numa manobra de risco na Avenida Justo Chermont, ele bateu a lateral de um carro, caiu do veículo que conduzia e fugiu a pé.
Durante a consulta pela placa do veículo, os agentes constataram que a motocicleta está com o licenciamento atrasado desde 2013, o condutor não é habilitado e tem multas em aberto. Até o momento, 26 veículos foram recolhidos e cerca de 40 autos de infração foram lavrados no município.
Capanema – No município de Capanema também tem sido realizada, de forma contínua, a operação Duas Rodas, que até o momento contabilizou 23 remoções e 74 autuações. As infrações mais recorrentes registradas até o momento são a condução de veículo sem o devido registro, sem placa de identificação, condução de motocicleta sem capacete e outros itens de proteção e direção não habilitada.
Para o gerente de fiscalização Daniel Campelo, as ações intensificadas neste período são necessárias para garantir a segurança da população. “Na operação Duas Rodas também identificamos muitos veículos roubados e o nosso foco é justamente tirar de circulação qualquer condutor que ofereça risco à sociedade”.
Mosqueiro - No distrito de Mosqueiro, a operação Lei Seca tem sido a principal frente de atuação dos agentes, que se concentram em toda a extensão da Avenida 16 de Novembro e próximo da vila. Barreiras móveis foram montadas em pontos estratégicos da avenida, além de uma unidade móvel para dar suporte na consulta da base dados do Detran e demais questões administrativas.
Na noite da última sexta feira, 21 condutores foram encaminhados à delegacia por apresentarem índices superiores a 0,33 ml/ l de álcool durante o teste feito com o etilômetro, dosagem considerada crime de trânsito pela legislação brasileira. Além dessas irregularidades, cinco veículos foram removidos por licenciamento em atraso.