Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARÁPAZ

Ação de cidadania e de saúde atende duas mil pessoas em apenas um dia, em Mocajuba

Iniciativa prossegue neste sábado (31) e os serviços mais requisitados são emissão da carteira de identidade e consultas relacionadas ao novo coronavírus

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
30/10/2020 19h30

Moradores de Mocajuba, no Baixo Tocantins, foram atendidos com serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e jurídica, nesta sexta-feira, 30, no Instituto Nossa Senhora das Graças. É a segunda vez que o município recebe o programa do governo do Estado, executado pela Fundação ParáPaz em parceria de outros órgãos estaduais. Em julho de 2019, a ação promoveu mais de 2 mil atendimentos em apenas um dia. 

A cédula de identidade é um dos documentos civis básicos essenciais para acesso a benefícios e um dos serviços mais procurados durante a passagem do programa nos municípios. Dona de casa, Dayane Pereira (33) mal pôde acreditar quando soube que a emissão do RG seria oferecida perto da sua residência, já que desde antes da pandemia do novo coronavírus tentou tirar o odcumento, sem sucesso. 

“Eu precisava atualizar a minha identidade porque não estavam mais aceitando em alguns lugares por conta da foto. Eu passava constrangimento, porque tinha que falar que era eu mesma”, referindo-se à foto desatualizada no documento. A facilidade permitiu que Dayane levasse seus dois filhos, menores de idade, para emitir a 1ª via da cédula.

“Como eu precisava tirar, trouxe eles porque viviam me pedindo e ficaram muito felizes. Não tivemos nenhum custo. Valeu a pena!” A irmã e também a sobrinha de Dayane, também garantiram o documento durante a ação. 

“A intenção é emitir mil carteiras de identidade em dois dias. Pretendemos entregar todas as cédulas impressas no máximo até domingo e pra que isso aconteça, nossa equipe, juntamente com a da Polícia Civil, vai trabalhar incansavelmente porque sabemos da importância desse documento para todos os moradores”, afirmou Sidney Gouvêa, presidente da Fundação ParáPaz.

CERTIDÕES

A Defensoria Pública garantiu encaminhamentos com gratuidade para a emissão de 2ª via de certidões de nascimento e óbito, além de 2ª via, atualização e correção de CPF e orientação jurídica, através do Balcão de Direitos.

SAÚDE

Como medida preventiva ao novo coronavírus, os atendimentos a pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19 foram retomados durante a Ação Cidadania pela Secretaria de Saúde (Sespa), que também aplicou testes rápidos e coletou material para o exame de PCR, que serão enviados para o Laboratório Central (Lacen) com resultados previstos para daqui a 5 dias.

“Já tinha sentido alguns sintomas em junho, fiquei em isolamento, mas não fiz o teste. Agora voltei a sentir dor de garganta e um pouco de falta de ar. Fiquei contente que vou fazer o teste pra ter certeza se peguei ou não a doença”, disse a professora Carmem Serrão, 34 anos, ao destacar que as aulas continuam suspensas e que está trabalhando remotamente. 

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C; consultas médicas com clínico geral, pediatra e ginecologista, também foram disponibilizadas, assim como aferição de pressão arterial, glicemia e marcação de exames. 

SERVIÇO

Os atendimentos continuam neste sábado, 31, no mesmo local, no Instituto Nossa Senhora das Graças, na Rua 15 de Novembro, entre 8h e 16h. Para participar, é necessário documentos pessoais e cartão do SUS. No caso da emissão de RG, deve-se ter em mãos duas fotos recentes, no formato 3x4, certidão de nascimento original e comprovante de residência.