Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARTO HUMANIZADO

Hospital garante ambiente calmo e harmonioso para o nascimento de bebês em Tailândia

Parturientes são assistidas por uma equipe, que as ajudam com exercícios para facilitar a passagem do bebê, além de acompanhante durante e após o parto

Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)
29/10/2020 12h53

De janeiro a setembro de 2020, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou 1.038 partos, sendo 693 normais e 345 cesarianosReferência no atendimento em Maternidade na mesorregião do nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) oferece o parto humanizado, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) por reduzir intervenções desnecessárias e garantir um ambiente mais calmo e harmonioso para a mãe e o bebê.

Maria da Conceição dos Santos Silva Nunes optou pelo parto humanizado para o nascimento de sua primeira filha, a menina Mikaelly, que nasceu no último dia 23, com quase 40 semanas, 3,8 kg e 50 cm.

“Ela veio ao mundo do jeito que escolhi: da forma mais humanizada possível, inclusive, tive direito a um acompanhante durante todo o processo de trabalho de parto e pós-parto”, relatou Maria da Conceição.

Coordenadora do Centro Cirúrgico (CC), a enfermeira Mayara Soares diz que a paciente teve todo o atendimento humanizado disponibilizado pela equipe do HGT, que oferece à parturiente, na sala de parto, exercícios na bola suíça, estimulando movimentos com auxílio da equipe, para evitar os riscos de queda, além de massagem confortante, exercícios na barra de Sling, entre outros.

“O parto foi realizado com a parturiente sentada em uma banqueta vertical, onde ela se posicionou para seu bebê nascer confortavelmente”, observou a enfermeira, para explicar que o parto humanizado é uma diretriz do sistema de saúde, por oferecer uma melhor experiência para a gestante e o bebê.

A enfermeira Mayara Soares informou ainda que, ao nascer, a pequena Mikaelly teve contato imediato com a mãe, pele a pele. O cordão umbilical teve campleamento tardio, para que parte do sangue contido no cordão umbilical e na placenta volte ao bebê. O processo foi feito com a bebê ainda no colo da mãe, que cortou, ela própria, o cordão umbilical da filha. 

EQUIPE

O parto de Maria da Conceição foi assistido pelo médico obstetra João Alvez, com o apoio do enfermeiro obstetra Renan Aviz e das técnicas de enfermagem Vanessa Rabelo e Márcia Aparecida.

BALANÇO

Em 2019, foram realizados 1.494 partos pela equipe do HGT, dos quais 1.031 normais e 462 cesárias. Esse total correspondeu a uma média mensal de 125 procedimentos. De janeiro a setembro de 2020, houve 1.038 partos - 693 normais e 345 cesarianos. A média mensal foi de 115 partos.

Com 52 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar, que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

SERVIÇO

O HGT é um hospital do governo do Estado, que fica na Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo, em Tailândia. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.