Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALIMENTOS

Com apoio da Emater, famílias de Afuá recebem frutas oriundas da agricultura familiar

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
28/10/2020 16h02

Famílias em situação de vulnerabilidade social do município de Afuá, no arquipélago do Marajó, receberam cestas de alimentos com frutas oriundas da agricultura familiar, como banana, abacaxi e melancia, a partir de ação do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) com a Cooperativa Ouro Verde da comunidade Araramã. A entrega das frutas, frescas e de boa qualidade, ocorreu nesta terça-feira, 27, na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). 

As frutas foram comercializadas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e executado pelas Secretarias Municipal de Agricultura e Pesca (Semape) e Semas. As famílias beneficiárias são cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. 

De acordo com Alfredo Rosas Netto, engenheiro agrônomo e chefe local da Emater no município, ao todo 22 cooperados participam do processo de comercialização dos alimentos junto a Prefeitura Municipal. “São agricultores assistidos pela Emater há mais de uma década e, a partir desta comercialização específica, conseguem complementar a renda. Por exemplo, neste ano a safra da melancia foi muito boa, cada melancia foi comercializada a R$16 a unidade, ou seja, todos ganham: o agricultor, a família, e o município". 

O chefe local enfatiza, ainda, que os alimentos entregues as famílias em situação de vulnerabilidade contribui diretamente para à sobrevivência e dignidade de famílias com dificuldades socioeconômicas e também promove a geração de emprego e renda para a agricultura familiar. “Isso proporciona a segurança alimentar das famílias, com o consumo de alimentos nutritivos e de qualidade”, finaliza. 

PAA

O PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a comercialização de alimentos da agricultura familiar. Neste contexto, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.