Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXEMPLO

Programa Pro Paz é destaque no maior encontro brasileiro de municípios

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/04/2017 00h00

Um dos maiores programas de bem-estar social já realizado no estado do Pará foi mostrado hoje para autoridades de todo o Brasil. O Pro Paz, programa de governo criado para dar atenção à pessoa em situação de vulnerabilidade social no Estado, foi tema de palestra e debates no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. O presidente do Pro Paz, Jorge Bittencourt, participou da mesa temática que debateu o enfrentamento à violência contra adolescentes, exclusivamente para explicar o programa, considerado um exemplo de boa prática social.

Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Encontro é um evento bienal que reúne prefeitas e prefeitos de todo país, além de ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras.

A última edição do evento reuniu mais de nove mil pessoas. Na quarta edição, realizada de 24 a 28 de abril, o EMDS tem o objetivo de fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros. Para isso, tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Durante cinco dias, o encontro terá atividades voltadas para a promoção do diálogo com a próxima geração de prefeitas e prefeitos.

Uma das metas do EMDS é mobilizar gestores públicos dos três níveis de governo a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo, assim como criar agendas propositivas de desenvolvimento local sustentável. Temas como a dinamização das oportunidades para os pequenos negócios, a gestão pública aliada ao empreendedorismo, a qualidade ambiental urbana, a inclusão produtiva, erradicação da miséria e questões referentes à mobilidade urbana foram algumas das agendas discutidas no encontro.

“O evento oferece uma grande oportunidade de um intercâmbio com outras entidades que realizam programas parecidos. Apenas dois programas de estados brasileiros foram indicados para o encontro, o Pro Paz e outro, da Prefeitura de Recife, por isso muito nos honra estar aqui”, disse Bittencourt.