Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Geração de emprego é meta do projeto de Política de Desenvolvimento Industrial

Governo e Fiepa dão andamento ao conteúdo do projeto, voltado à melhoria do ambiente de negócios no Pará

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
21/10/2020 20h03

Em encontro realizado nesta quarta-feira (21), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), foi debatido o projeto de Política de Desenvolvimento Industrial do Estado. Gestores da Sedeme e representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) discutiram o conteúdo do documento.

Gestores da Sedeme e Codec e membros da Fiepa durante a discussão do projetoA Política de Desenvolvimento Industrial do Estado visa à criação do Plano de Desenvolvimento Industrial, com a aprovação de instrumentos legais que sustentem a melhoria do ambiente de negócios para apoiar as indústrias instaladas e atrair novos empreendimentos ao Pará. “A missão é essa, que nós tenhamos um ambiente de negócios favorável para que as indústrias, aqui, se desenvolvam, e as que quiserem vir, que sejam bem-vindas e tenham todas as possibilidades, como segurança jurídica, questões tecnológicas amparadas, as questões ambientais e econômicas prontas para receber e ampliar nossa produção industrial”, explicou Lourival Júnior, coordenador de Indústria, Comércio e Serviço da Sedeme.

Ele também destacou a geração de emprego e renda, direta e indireta, como uma das metas da política estadual, a fim de internalizar renda e ampliar o desenvolvimento das regiões industrializadas.

Verticalização - “Esse projeto é de fundamental importância para o Pará, para pensarmos na nossa verticalização, nas nossas indústrias e nas coisas que, de fato, estão acontecendo no Estado”, disse José Maria Mendonça, vice-presidente da Fiepa, entidade que integra o esforço coletivo de diversos parceiros, que ao lado do Governo do Pará, vêm realizando reuniões, discussões e entendimentos sobre a melhor forma de impulsionar e dar segurança às indústrias existentes, e àquelas que pretendem se instalar no Estado.

Outro órgão que tem papel essencial na elaboração do documento é a Codec, responsável pela operacionalização da Política de Desenvolvimento Industrial, além de viabilizar os distritos industriais e atrair investimentos.

O titular da Companhia, Lutfala Bitar, avaliou positivamente o que foi apresentado no encontro, e enfatizou que “esse projeto é muito bem-vindo para todos nós, que trabalhamos com a responsabilidade da industrialização do Estado do Pará. Foi uma reunião muito proveitosa, com muitos itens de grande importância, e nós estamos muito contentes que os trabalhos estejam sendo encaminhados tecnicamente dessa maneira”. 

Ainda em fase de elaboração, o projeto voltará a ser discutido até a redação do documento final, que ainda será avaliado até se tornar lei estadual, normatizando a política industrial no Pará.