Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE PARA TODOS

Música instrumental é a atração de domingo na Estação Cultural de Icoaraci

O repertório, com clássicos de várias regiões do Brasil, fica a cargo de músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e Amazônia Jazz Band

Por Thaís Siqueira (SECULT)
16/10/2020 20h18

Em mais uma edição da “Estação Musical”, o distrito de Icoaraci, em Belém, recebe no domingo (18), a partir das 18 h, os músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e Amazônia Jazz Band, que levarão ao público música instrumental, gratuitamente. A iniciativa é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

A música instrumental será mostrada em um repertório com ritmos de diferentes regiões do BrasilO quarteto desta semana é composto por Andrei Matos (violino), Victor Slayer (flauta), Magno Morais (percussão) e Edgar Matos (piano). As apresentações ocorrem semanalmente, com o objetivo de descentralizar o acesso à cultura e arte na capital e expandir a música instrumental por outras áreas da cidade.

Nesta semana, o repertório dos músicos incluirá ritmos de diferentes regiões do Brasil. Iniciando pelo Norte, com “Esse Rio É Minha Rua”, dos compositores paraenses Paulo André e Ruy Barata, prosseguindo pelo Nordeste, com “Assum Preto” e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. Músicas clássicas da MPB também integram o repertório, com “Carinhoso” e “Eu Sei que Vou te Amar”, de Pixinguinha e Vinícius de Moraes e Tom Jobim, respectivamente.

Segundo o pianista Edgar Matos, esse movimento de levar a música instrumental a espaços afastados do centro da capital é muito importante para a disseminação do gênero. “O que a cidade precisa é de eventos como esse, com música sem pretensão, o simples ato de fazer música. Lá a gente tem oportunidade de tocar gêneros diferentes do que toca todo dia nas rádios. Então, é bem importante poder fomentar esse momento da música instrumental fora dos centros de Belém”, ressalta o músico.A Estação Cultural de Icoaraci, palco do projeto musical promovido pela Secult

Andrei Matos, violinista da OSTP, informa que as canções são selecionadas para que a população tenha acesso à música instrumental. “Escolhemos um repertório que abrange várias vertentes, justamente para que as pessoas conheçam esses ritmos. Vamos tocar músicas eruditas e depois migramos para estilos mais populares, nacionais e internacionais”, adianta.

Serviço: Estação Musical. Domingo (18), às 18 h, na Estação Cultural de Icoaraci (Rua Padre Júlio Maria, 937-995, bairro do Cruzeiro). Entrada franca.