Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÂNCER DE MAMA

Santa Casa envolve pacientes e servidoras nas ações preventivas do "Outubro Rosa"

Mulheres são estimuladas ao autocuidado e a fazer a mamografia para prevenir-se de uma doença que pode ser tratada com o diagnóstico precoce

Por Etiene Andrade (EMATER)
15/10/2020 15h18

"Coloque a mão no peito e na consciência" é o tema da campanha "Outubro Rosa", na Santa Casa, envolvendo pacientes e servidorasCom o tema ‘Coloque a mão no peito e na consciência’, a Fundação Santa Casa reforça até o final de outubro o alerta contra o câncer. Dentro uma programação que se estende até o final do mês de conscientização, a instituição chama a atenção de servidoras e usuárias sobre a necessidade da prevenção e do autocuidado e dá enfoque especial para o cuidado de quem cuida, no caso as servidoras, que são mais de 70% dos profissionais da instituição.

“Nós mulheres, que somos maioria na área da saúde, temos o cuidar como prioridade, e levamos isso também para a vida pessoal, sendo cuidadoras no nosso ambiente familiar. Mas, muitas vezes, esquecemos do autocuidado. Então, este ano queremos chamar a atenção para a importância dessa atenção para nós mesmas, no sentido do cuidado com a saúde física, mental e da autoestima, promovendo uma reflexão sobre como estou cuidado da minha saúde e como olho pro meu corpo como mulher”, explica a Carolina Zahluth, psicóloga que atua na Coordenação da Saúde do Trabalhador (CSAT).

Dentro da programação do Outubro Rosa na Santa Casa estão palestras e rodas de conversas com médicos, enfermeiros e psicólogos, ações de autocuidado e a realização de mamografias, mantendo o atendimento às pacientes já encaminhadas pela rede, mas também disponibilizando o exame para as servidoras.

“Por meio da Coordenação de Saúde do Trabalhador, fizemos uma triagem de servidores na faixa estária para a realização da mamografia e estamos encaminhando cerca de 80 servidoras, para a realização do exame aqui, no próprio hospital”, esclarece Carolina. 

INCENTIVO

A assistente social Ana Brito, 56 anos, é uma das servidoras beneficiadas com a ação. Sempre atenta à saúde, ela faz seus exames regularmente e este ano teve um incentivo a mais para fazer a mamografia no mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

“Assim que eu soube que eu poderia fazer a mamografia aqui na Santa Casa, eu fui logo procurar, porque é um exame muito importante, que às vezes demora pra ser agendado, mas aqui ele vai estar bem acessível, no nosso próprio local de trabalho. Eu agendei hoje e já vou poder fazer ainda este mês.”, conta Ana Brito

Terapeuta ocupacional e coordenadora do Comitê de Humanização da Santa Casa, Clévia Dantas avalia que este é um momento necessário para sensibilizar na luta contra o câncer de mama.

“Com essa ação, a saúde do trabalhador da Santa Casa fortalece ainda mais um trabalho que já é feito em prol da saúde do servidor. E falar na servidora, mulher, é falar de força e luta, principalmente em uma época em que todas nós estamos mais sensíveis, por conta do momento de pandemia. E falar que de todas as fragilidades que estamos vivendo, as mulheres possuem uma força interior que faz esse momento ser diferente, que esse mês seja um tempo para pensarmos em nossa saúde”, enfatizou Clévia Dantas.

PREVENÇÃO

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a mulher deve  ficar atenta às mamas e procurar ajuda médica diante de sinais e sintomas como:

Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.

Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.

Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.

Descarga papilar sanguinolenta unilateral.

Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.

Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.

Presença de linfadenopatia axilar.

Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.

Retração na pele da mama.

Mudança no formato do mamilo.

Além disso o Ministério da Saúde recomenda que mulheres, a partir dos 50 anos, façam regularmente (de 2 em 2 anos) a mamografia.