Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALERTA

Lavagem das mãos é tema mundial de cuidados

Hospital Regional do Marajó faz campanha sobre o tema

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
15/10/2020 15h10

Hoje, 15 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Lavagem de Mãos. Um ato fundamental para o combate a doenças que causam infecções entre as quais o novo coronavírus, causador da pandemia que atingiu todos os continentes da Terra. A data tem como objetivo mostrar que a lavagem correta das mãos pode evitar a contaminação e a infecção das pessoas.

Em 15 de outubro de 2008 uma iniciativa público-privada criou o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day). Uma campanha educativa pela forma correta de fazer essa higienização com água e sabão. De acordo com os organizadores do dia mundial, a prática pode reduzir doenças relacionadas à diarreia entre 30% e 40% e infecções respiratórias em até 20%. Além disso, auxilia no combate à transmissão de doenças como cólera e hepatite E.

A médica Nelma Machado diz que todos os dias se busca combater o risco de infecções na Santa Casa, tanto que foi desenvolvida uma campanha de prevenção batizada de metas de segurança, entre as quais a lavagem das mãos. “Ao higienizarmos nossas mãos, nós prevenimos infecções, e essa meta está relacionada à prevenção de infecções que é o grande temor da população. Trazendo a recomendação para toda a população sempre higienizar as mãos e diante desse momento que estamos passando, que é a pandemia, a gente sabe que ao fazer a higienização correta estamos nos prevenindo contra a Covid-19”, reforça a médica. 

Hospital Regional Público do Marajó

Durante o período de 13 a 16 de outubro, a equipe do HRPM, em Breves, no sudoeste da região marajoara, realiza a campanha de Higienização das Mãos, que tem como tema este ano "A segurança do paciente está em nossas mãos". A campanha é realizada todos os anos e tem como objetivo estimular os profissionais da instituição para importância do ato como garantia à segurança de usuários e colaboradores.

"A higienização das mãos é o ato mais simples e eficaz, no que diz respeito à prevenção de infecções, tanto no âmbito hospitalar quanto comunitário. Em nossa rotina hospitalar, eventos como este são de suma importância para reforçar as etapas corretas da higienização das mãos e garantir ainda mais a segurança do colaborador e, consequentemente, do nosso usuário", ressaltou a biomédica e participante do evento de educação em saúde, Thais Nunes.

De acordo com o enfermeiro do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH), Higor Tostes, a higienização das mãos é considerada a medida mais simples, efetiva, e de melhor custo-benefício na prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Entre as atividades realizadas, destaca-se a criação do carro de higiene das mãos (elaborado pelos colaboradores da Manutenção) que está percorrendo os setores do hospital, além da realização de dinâmicas com perguntas e respostas sobre o tema, e com premiação aos participantes, além do estímulo à higiene das mãos em tempo real no carro, sempre com orientações dos profissionais. "Também tivemos a simulação realística com leito, exemplificando os cinco Momentos da Higiene das Mãos’’, enfatizou Higor Tostes ao informar que a campanha se encerra nesta sexta-feira (16), com o concurso de paródia entre os colaboradores e com premiação aos vencedores.

Com colaboração de Lucas Brilhante