Ritual no rio Guamá marca abertura do Festival da Pororoca em São Domingos do Capim
Uma cerimônia com direito a fogos de artifício, acendimento de tochas e minicírio de embarcações marcou a abertura oficial do 17º Festival da Pororoca, realizada no início da noite desta quinta-feira, 27, na orla de São Domingos do Capim, no nordeste paraense. O ritual “Piraquera” é tradição do povo capinense e conta com uma trilha sonora do cotidiano dos habitantes da região: o popopô. Um total de 20 embarcações participou do ritual no rio Guamá. A programação ainda contou com apresentação de danças regionais.
Douglas Andrade é “filho da terra” e sabe da importância da tradição cultural do município. “O ritual é uma forma de reforçar a nossa raiz e de cultuar os nossos rios, que são tão importantes, tanto economicamente quanto culturalmente para a nossa cidade. Que a chama da nossa cultura continue nos guiando”.
Surfe na Pororoca
Uma grande espera com os olhos fixos no alto do rio Capim esperando a pororoca surgir no horizonte. Foi assim que o pequeno Jean Felix passou a manhã desta quinta-feira, 27, no mirante do Barriga, em São Domingos do Capim, no nordeste paraense. Jean foi até o município com um grupo de 17 surfistas de Salinas para participar do Festival e surfar nas ondas da Pororoca. Cerca de 50 surfistas aproveitaram a passagem da onda, que ocorreu às 13h.
Jean, 12, começou a surfar aos seis anos e sonha em ser surfista profissional. “Este é o segundo ano que participo e no ano passado eu consegui ficar em pé na prancha até o fim e espero conseguir de novo. Lá em Salinas temos mais ondas, mas aqui a onda é bem forte, precisa ter força nas pernas e equilíbrio. Como eu quero ser surfista profissional, a Pororoca serve como treino para mim”.
Cristiano Martins, coordenador do Festival, conta que o evento foi montado de forma a atender todos os públicos. “O Festival já é uma tradição na nossa região e turistas de vários municípios vêm para ver de perto a pororoca e estamos trabalhando para recebê-los da melhor forma. A programação deste ano está bem diversificada com oficinas, feiras gastronômicas, torneios esportivos, evento de MMA, campeonato de canoagem e shows culturais”.
Uma reunião com a Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Detran e a prefeitura finalizou as últimas questões sobre a segurança do evento, que contará com 90 policias militares e 20 homens do Corpo dos Bombeiros. Assim como a divulgação dos horários do fenômeno da pororoca e todos os cuidados necessários para os surfistas e público que irão acompanhar.
O Festival da Pororoca é realizado pela Prefeitura de São Domingos do Capim, com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A programação inclui eventos esportivos e culturais.