Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Produtores de Marituba comemoram boas vendas na Feira da Agricultura Familiar às vésperas do Círio

A programação foi organizada pela Sedap em parceria com a Emater, o Sebrae e Prefeitura de Marituba

Por Camila Botelho (SEDAP)
09/10/2020 15h18

A agricultora familiar, Maria Leocádia do Espírito Santo, teve muito o que comemorar nesta sexta-feira (9). Até às 10h ela já havia vendido toda a remessa de produtos típicos para o almoço do círio. Dona Leocádia, como é mais conhecida entre os colegas de trabalho, participa, a exemplo de outros 29 produtores, da feira de agricultura familiar do município de Marituba, realizada das 07h às 16h30.

Ela informou que levou para comercializar a seguinte quantidade de produtos: 50 maço de jambu, 30 de cheiro verde, 20 de chicória, 15 de alfavaca, 15 de cebolinha e 3 de cariru, além de outras ervas como hortelã, boldo, manjericão. O tradicional tucupi não poderia faltar. “Já vendi tudinho. Essa feira veio ajudar muito. Aliás, todas as feiras que eu participo consigo vender bem”, enfatizou. 

 A programação ocorreu na frente do ginásio poliesportivo do município. Além de produtos típicos, foram comercializados artesanatos como guardanapos e quadros com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, produtos como andiroba e mel, pescado, plantas medicinais e ornamentais, entre outros. Tudo fruto do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos 70 agricultores familiares de diversas comunidades de Marituba que recebem apoio de vários órgãos governamentais e parceiros.

 A feira foi coordenada pela Diretoria de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-seção Pará), Prefeitura de Marituba através das Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimneto e Pesca (Sedap-Marituba).

A participação dos agricultores foi fundamental para a realização da programação, como ressaltou o secretário estadual de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Hugo Suenaga. Ele que esteve representando o governador Helder Barbalho na cerimônia de abertura, ressaltou que sem o apoio do governador não seria possível a realização de uma feira com a estrutura que foi montada em Marituba. O secretário lembrou o apoio da prefeitura e da deputada Michele Begot, que esteve presente à programação, além da parceria com o Sebrae e demais parceiros como a Emater e Faepa. “O projeto das feiras tem visado principalmente trazer à mesa o que a gente produz no campo. Quando a g temos uma agricultura familiar forte, acabamos potencializando cada vez mais geração de emprego e renda tanto para o município como para a região”, ressaltou.

A presidente da Emater, Cleide Amorim, também enfatizou a parceria entre os entes e a renda que os agricultores obtêm através da comercialização do que é produzido. “Uma feira assim é importante para os dois lados: para quem vende e para quem compra, porque nós, consumidore, compramos um produto de qualidade e a um preço justo, sem a figura do atravessador. É bom para o agricultor poder mostrar o seu trabalho e saber que ali ele tem um canal de comercialização”.

Quintais- A diretora da agricultura familiar, Antônia Aleixo, que participou da organização da programação, ressaltou a participação integral dos agricultores familiares do município. “Para fazermos tudo isso, nós precisamos dos agricultores que têm nos respondido bem a todas as nossas iniciativas”.  Ela lembrou que os agricultores de Marituba fazem parte de projetos como os Quintais Produtivos, que orienta o agricultor familiar sobre preservação do meio ambiente e geração de renda com a produção feita de maneira segura. 

Uma das agricultoras que participam dos projetos é a dona Adílies Fagundes.  Ela disse que foi uma oportunidade a quem depende da agricultura. “Para mim também é uma terapia. Sempre gostei de agricultura. Eu trabalho com plantas e hortaliças. Esse projeto Quintais Produtivos foi muito importante para todos nós que temos áreas pequenas porque a gente trabalha com tudo que é orgânico. Aquilo que antes queimávamos, hoje a gente aproveita”, ressaltou. 

 Também estiveram presentes na abertura da feira do agricultor familiar o prefeito de Marituba, Mário Filho, a deputada Michele Begot ,o titular da Secretaria Municipal de Agricultura de Marituba, Luzenildo Batista e o superintendente do  Seabre-Pará, Rubens Magno. 

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap