Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Estação 4, na Casa das Onze Janelas, traz instalação imersiva sobre o Círio

Espaço Cultural presenteia público com exposição “Em cena: ex-votos de Nazaré”, aberta nesta quarta-feira (7) 

Por Josie Soeiro (SECULT)
07/10/2020 14h40

Fotografia da Grande Procissão integra exposição “Em cena: ex-votos de Nazaré” no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém Na manhã desta quarta-feira (7), o Preamar da Fé presenteou os visitantes do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas com a abertura da Estação 4, que traz uma exposição em formato de instalação imersiva, a “Em cena: ex-votos de Nazaré”. 

A mostra destaca peças em cera, provenientes do Museu do Círio, que representam as principais partes do corpo humano, como cabeça, membros e coração, tradicionalmente, objetos que representam pedidos e agradecimentos no Círio de Nazaré.

O acervo direciona o olhar dos visitantes para uma obra em destaque, a tela "Senhora", do artista plástico paraense Osmar Pinheiro.

"Essas peças em parafina, muito comuns no pagamento de promessas, representam os corpos que não estarão presentes nas romarias este ano. Representam também os pedidos de saúde e agradecimento dos devotos, ainda mais no contexto de pandemia, em que muitas pessoas adoeceram e também foram curadas. São os corpos que não estarão nas ruas, mas não deixam de ser devotos", destaca Milena Claudino, técnica do espaço cultural.

A visita ao espaço, composto por iluminação diferenciada, é acompanhada por uma trilha sonora que remete a momentos característicos das procissões do Círio, com fogos, aplausos, bem como sons da natureza, e também colaboram para a ambientação do tema.

“Aqui, os visitantes têm a oportunidade de reviver a experiência imaginária e simbólica da relação com Nossa Senhora de Nazaré, por meio de uma procissão retratada na tela de Osmar Pinheiro, que faz esse recorte da grande romaria, ex-votos e a paisagem sonora. Então, a instalação traz uma experiência de fé e que está relacionada exatamente com essa dimensão afetuosa e simbólica com a santa”, pontuou a diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Sanchris Santos. 

Inclusão

A Estação 4 foi preparada para todo mundo ver, ouvir e sentir. Cercada de estímulos sensoriais, a exposição traz uma proposta inclusiva que conta com a ajuda de tecnologias como o QR Code, materiais audiovisuais e audiodescrição, além de textos em braile, que ajudam tanto a proposta da mostra quanto a beleza da festividade nazarena.