Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Plano estratégico de desenvolvimento prevê criação de fundos para o açaí e dendê

O FundoAçaí e o Funpalma seguirão o mesmo modelo do Funcacau cujos resultados são avaliados como positivos pela Sedap            

Por Camila Botelho (SEDAP)
06/10/2020 14h28

Uma das propostas previstas no Plano Estratégico do desenvolvimento das cadeias produtivas que está sendo trabalhado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com outros órgãos públicos, é a criação dos fundos de desenvolvimento para o açaí (FundoAçaí) e dendê (Funpalma), exemplo do que já ocorre com o cacau (Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará). 

Para tratar do tema, técnicos da Sedap estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (6) com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).    

As premissas legais para a criação dos fundos, conforme apresentado na reunião, são a elaboração dos programas Pro Açaí e Pro Cacau, proposta de criação do fundo de desenvolvimento e instrumentos legais. 

Como parte da programação, foi apresentado um panorama dos resultados do Funcacau. De acordo com a explanação feita pelo coordenador de planejamento da Sedap, Nonato Ferreira, os resultados em 2019 foram bastante positivos. A expansão de áreas cultiváveis, por exemplo, saltou de 110 mil para 191 mil hectares. 

O secretário Hugo Suenaga, titular da Sedap, participou da reunião.  Ele avaliou que os resultados do Funcacau mostram que o setor tem alavancado o nível de produção com estrutura e transparência. “Isso dá lisura ao fundo que é constituído por instituições públicas e privadas”.

O mesmo direcionamento deverá ser seguido na criação dos fundos do açaí e do dendê. O secretário observou que é importante a participação do setor produtivo. O planejado, segundo anunciou Suenaga, é que até o próximo ano o Fundo Açaí e o Funpalma já tenham sido implantados. 

No início da reunião foi apresentada uma visão geral de produção das cadeias do açaí e dendê. De acordo com o levantamento, 96% do açaí produzido no Brasil são do Pará. No caso do dendê, o Estado é responsável por 95% da palma produzida em todo o território nacional. 

Texto: Rose Barbosa