Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BEM-ESTAR DA TROPA

Programa de Saúde da PM realiza quase 200 atendimentos em municípios do Baixo Tocantins

A equipe multidisciplinar da corporação incentiva cuidados com a saúde e os hábitos que previnem doenças

Por Matheus Soares (PM)
03/10/2020 18h56

O Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar (PAS PM) percorreu os municípios de Abaetetuba, Cametá e Barcarena, na Região do Baixo Tocantins, atendendo quase 200 pessoas - policiais do Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX) e seus familiares. A equipe multidisciplinar do programa finalizou as atividades desta edição na sexta-feira (2), realizando ações de prevenção a doenças e incentivando o cuidado com a saúde.Consultas e exames foram oferecidos aos policiais a fim de incentivar a prevenção de doenças

Visando sempre o bem-estar da tropa, o Governo do Pará, por meio do Alto Comando da Polícia Militar, ofereceu ao efetivo do CPR IX atendimento biopsicossocial, com profissionais das áreas de psicologia, educação física, medicina, odontologia, fisioterapia, assistência social, enfermagem e nutrição. 

O sargento Helisson Sena, 50 anos, integrante do 14º Batalhão, morador do município de Barcarena, aproveitou para fazer o teste de glicemia. Após o exame de triagem, o resultado foi considerado alterado, e foi encaminhado ao médico do programa e fará outros exames. 

A ação mobilizou profissionais de várias áreas, como psicologia, educação física, medicina e odontologia"Este programa é muito válido, principalmente para nós que somos do interior, pois sabemos que no município existe certa dificuldade de acesso a esse tipo de atendimento. Além disso, esse programa nos desperta para a atenção que devemos ter com a saúde, pois às vezes pensamos muito em cuidar dos outros, mas esquecemos de cuidar de nós mesmos", disse o militar.

Transformação - A major Ana Carolina, coordenadora do projeto, destacou nesta edição do PAS PM a importância do programa, que vem ajudando a transformar hábitos entre os policiais. Ela citou o caso de um oficial, que definiu o PAS PM como essencial em sua vida, pois lhe permitiu descobrir que era diabético e hipertenso. 

‘’O caso que chamou atenção foi de um militar que apresentou nível de glicemia altíssimo e pressão alta, e ele desconhecia que tinha as duas doenças. Ele foi encaminhado ao clínico, que receitou os medicamentos e exames necessários”, contou a oficial.

De acordo com a major Ana Carolina, o objetivo do programa é “levar as orientações de todas as especialidades, para que os policiais não venham chegar ao extremo de amputação, infarto e outras consequências provenientes de estilos de vida não saudáveis. É por esse motivo que a gente enfatiza bastante essas orientações, tanto nas palestras como nos atendimentos”.

Parceria do Exército - Os dois primeiros dias de trabalho em Abaetetuba foram marcados pela parceria da Polícia Militar com o Exército Brasileiro, que cedeu as instalações da sede do Tiro de Guerra para realização das atividades. Em reconhecimento à parceria, a coordenação do PAS PM ofereceu os serviços aos militares do Exército.A carreta itinerante permitiu que o PAS PM chegasse ao foi ao bairro Castanhal, em Cametá

Na passagem da carreta itinerante pelo município de Cametá, além de realizar os atendimentos, a equipe do PAS PM foi ao bairro Castanhal, onde entregou kits de higiene bucal para as crianças. Foi montado um escovódromo no local, para que o público infantil fosse orientado pela equipe sobre a forma correta de escovar os dentes.

Em Barcarena, a major Simone Chagas, comandante do 14º Batalhão, sediado no município, destacou a importância da ação de saúde e a sensibilidade do Comando da corporação, que pela segunda vez levou à tropa da unidade a equipe multidisciplinar do PAS PM, e ainda com o suporte da carreta itinerante.

"Nossa vida como policial militar é corrida, e por isso, às vezes, a gente se alimenta mal, dormimos pouco e trabalhamos com estresse. Nesse sentido, precisamos resgatar o cuidado com a saúde e o olhar mais sensível para nós mesmos, pra que a gente chegue ao final da carreira sem doenças crônicas e com qualidade de vida", frisou a militar.

O PAS PM é uma realização do Estado-Maior Geral (EMG) da PM, que oferece saúde ao policial militar e seus familiares, enfatizando a prevenção por meio de palestras, atendimentos e outros serviços destinados à promoção da qualidade de vida.