Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRECAUÇÃO

Iasep disponibiliza teste rápido para covid-19 aos servidores e colaboradores do órgão

Por Ádria Azevedo (SECOM)
23/09/2020 16h27

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), disponibilizou testes para covid-19, que detecta anticorpos IGG e IGM aos servidores e colaboradores do órgão. A testagem começou nesta quarta-feira, 23, e será encerrada amanhã, dia 24.

Neste primeiro dia, foram testados 100 funcionários, dos quais a maioria testou negativo, ou seja, não houve infecção pelo novo coronavírus. “O teste rápido para covid-19 serve para identificar se a pessoa já teve contato com o vírus, independente se ela teve sintomas ou não. Se o resultado der positivo, isso significa que a pessoa está previamente imune, pois ainda não temos vacina para sermos totalmente imunizados”, explica o chefe de gabinete, Robson Pereira.

A colaboradora Maria da Conceição Costa, que testou negativo afirma que a disponibilização dos testes aos funcionários é importante, porque é uma forma redobrar a prevenção. “O teste que realizamos hoje tem uma importância muito grande, porque é um meio para termos mais informações e de nos prevenirmos ainda mais e, também, uma forma de prevenção ao público do Iasep”, afirma.

Já a servidora Roseane Pina, da assistência administrativa, teve o seu resultado positivo. “Em abril eu tive os sintomas da doença, fiz o exame TR-CPR e hoje, com o teste rápido, pude confirmar a presença de anticorpos do vírus. Isso me deixa um pouco mais tranquila, apesar de não saber até quando estarei protegida, mas, agora eu consigo ficar menos preocupada”, diz.

Por se tratar de um órgão de assistência à saúde, é fundamental que os funcionários do Iasep façam o teste para saber se já tiveram contato com o coronavírus ou não. “A disponibilização dos testes aqui é muito importante, porque no Iasep autoriza-se vários exames e cirurgias diariamente. Dessa forma, todos os servidores e colaboradores têm contato direto com pessoas de todo lugar do Estado”, esclarece Robson Pereira. Amanhã, a testagem terá continuidade no órgão, onde serão atendidos mais 100 funcionários.