Projeto leva quase mil alunos de escolas públicas ao Theatro da Paz
O Theatro da Paz recebeu nesta sexta-feira (5), pela manhã e à tarde, cerca de mil estudantes de escolas das redes públicas de ensino municipal e estadual, localizadas em Belém, para mais uma edição do Projeto Concertos Didáticos. Promovido pela Fundação Carlos Gomes (FCG), em parceria com as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Cultura (Secult), e Municipal de Educação e Cultura (Semec), com apoio da direção do Theatro da Paz, o projeto visa aproximar do universo da música crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém.
Durante a manhã, o Grupo de Sax do Curso Técnico do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), coordenado pelo professor de saxofone Harley Bechara, apresentou músicas populares e uma breve história do saxofone.
Harley Bechara destacou a importância de crianças de escolas públicas poderem ir ao Theatro da Paz assistir a uma apresentação de música instrumental. “Imagina só a criançada ouvindo vários tipos de música e, de repente, chega aqui e escuta música instrumental, transmitida por instrumentos que nunca tinha visto na vida. Isso marca a vida de uma criança! Então, é importante e muito gratificante pra gente fazer esse registro na vida deles”, declarou.
Formação - O professor Walter Gomes, da Seduc, também ressaltou o contato dos alunos com a música erudita. Segundo ele, “é sempre importante a gente fomentar a arte e a cultura do nosso estado. Então, trazer os alunos para ter esse contato com a música erudita e popular é gratificante para eles, e contribui para a formação desses sujeitos nos níveis intelectual, social e escolar”.
No período da tarde, o público assistiu à Orquestra Jovem da FCG, composta por 25 estudantes, que fez sua primeira apresentação artística neste ano. Sob a regência de Rodrigo Santana, a Orquestra Jovem tocou um repertório erudito e popular, enfatizando o caráter didático-musical voltado aos instrumentos semelhantes ao violino.
A estudante Alicia Dias, do 9º ano da Escola Estadual Tiradentes, disse que gostou da oportunidade de aprender muito mais sobre música. “É a primeira vez que estou participando de um concerto no Theatro da Paz, e pela primeira vez visitando o teatro. Estou muito feliz pela oportunidade e adorando tudo, conhecendo o mundo da música”, destacou. O aprendizado sobre os instrumentos musicais foi ressaltado por Cauã Emanuel Diniz, do 6º ano da Escola Estadual General Gurjão.
Valéria Dias, coordenadora da Orquestra Jovem, falou sobre a importância do projeto e da música para a vida de crianças e jovens. “Eu venho de periferia também, e estudei em escolas públicas. Na minha época de estudante não tínhamos essa oportunidade. Víamos o Theatro da Paz como algo elitizado, e os instrumentos de corda para outro padrão de vida. Então, poder dar isso a eles e ajudá-los a conhecer os espaços da sua própria cidade, e junto levar a eles o conhecimento sobre música erudita e popular, é muito gratificante, pois eles começam a identificar os sons e instrumentos no dia a dia e se interessam cada vez mais pela música”, enfatizou a coordenadora. (Com informações de Otávio Marcos/ FCG).