Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERIORIZAÇÃO

Seap firma parceria com municípios para implantar melhorias na assistência a custodiados

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
11/09/2020 18h53

Dando continuidade a projetos e serviços voltados à assistência dos custodiados, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) investe na implementação da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp) nos municípios paraenses. Os centros de Recuperação Regional de Cametá e de Mocajuba são as mais novas unidades a firmar adesão à iniciativa.

Nesta sexta-feira (11), os representantes da Seap Ed Wilson Nascimento, assessor do Gabinete, e Kelly Ataíde, coordenadora de Saúde Prisional, se reuniram com o secretário de Saúde de Cametá, Charles Tocantins, para discutir a proposta de implementação da Pnaisp no município. Ficou acertado que será deslocada uma equipe de saúde completa para a casa penal da cidade, com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. 

Na última quinta-feira (10), a equipe técnica da Seap se reuniu com o secretário de Saúde de Mocajuba, Lupy Bacelar, para firmar a parceria de implementação da política no município. A equipe será composta por médico, odontólogo e enfermeiro, além de servidores da Seap. O secretário se comprometeu em destacar uma equipe de saúde prisional para o Centro de Recuperação Regional de Mocajuba. Os documentos estão sendo preparados para habilitação junto ao Ministério da Saúde. 

Melhorias - Após a conclusão do processo de habilitação da Pnaisp, o município passará a receber recursos financeiros mensalmente, destinados à saúde prisional, permitindo uma melhora no atendimento de toda a população carcerária da região.

Em Cametá , além do Pnaisp, foi discutida uma série de encaminhamentos com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado (Cosems), formalizando o Termo de Cooperação para a “Telemedicina”, que vai oferecer consultas psiquiátricas.

“A Seap sempre busca parcerias para melhorar a assistência aos privados de liberdade, e as adesões ao programa serão um acompanhamento aos custodiados com maior qualidade para a rede básica de saúde e com mais suporte de exames especializados, qualificando o nosso trabalho”, ressalta a diretora de Assistência Biopsicossocial, Sandra Costa.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciário, Jarbas Vasconcelos, implantar a Pnaisp em todos municípios sede do sistema é a meta mais importante a ser alcançada em matéria de saúde prisional.