Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Maternidade-Infantil de Barcarena realiza ações preventivas contra o suicídio

Equipes promoveram debate e conscientização por meio da campanha Setembro Amarelo

Por Adrielle Sousa (HMIB)
11/09/2020 16h29

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o intuito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância de prevenir esse tipo de morte, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Ana Turan (HMIB) realizou ações de acolhimento aos profissionais de saúde da unidade nestas quinta-feira (10) e sexta-feira (11).  

Em meio a uma roda de conversa, a equipe do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) da unidade hospitalar abriu um espaço para o diálogo sobre o suicídio, depressão e transtornos mentais com profissionais especialistas que atuam na Pró-Saúde, unidade que gerencia o HMIB. No Espaço Zen os profissionais do Hospital de Barcarena receberam técnicas de relaxamento

Os colaboradores da área da saúde discutiram sobre dados no país, históricos da doença, problemas sociais e culturais que induzem ao problema, também, sobre mitos e tabus que dificultam que fale abertamente sobre o tema.

“A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo falar sobre suicídio foi um tabu. Queremos derrubar essa barreira para que informações ligadas ao tema sejam discutidas e compartilhadas e, dessa forma, mais pessoas possam ter acesso aos recursos de prevenção”, explicou a psicóloga Daniella Dias. O acolhimento aos profissionais de saúde da unidade incluiu dinâmicas para melhorar a rotina de trabalho

Segundo a psicóloga, é importante incentivar o autocuidado junto a equipes e chamar atenção aos sinais e sintomas da depressão. “Ensinamos dicas de alimentação, exercícios físicos e terapias para estimular as pessoas a cuidarem de si, e orientações quanto aos locais de ajuda e redes de apoio para que eles possam orientar quem precisa de ajuda”.A roda de conversa permitiu o diálogo sobre suicídio, depressão e transtornos mentais

A ação também contou com um momento de relaxamento e lazer com dinâmicas para os  profissionais no  “espaço zen”, um lugar criado para proporcionar um cuidado especial por meio métodos fisioterapêuticos.

“Realizamos massagens e terapias com acessórios para alívio de dores musculares, musicoterapia e aromaterapia. Esse momento torna a rotina de trabalho mais prazerosa, influencia na produtividade, e diminui estresse e ansiedade”, ressaltou Janilma Nascimento, fisioterapeuta do HMIB.

Profissionais da unidade de saúde aprovaram a iniciativaPara a auxiliar administrativa Kalila Rodrigues, a troca de experiências e o espaço de cuidados trouxeram aprendizado e acolhimento. “A maior parte do meu dia é no trabalho, e ter um espaço para ser ouvida e cuidada é muito bom. Eu pude me expressar e aprender. Acredito que isso fortalece nossa cultura organizacional, e nos proporciona um ambiente mais leve e positivo”. 

Inaugurado em 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan fica a 114 km da capital, Belém. A unidade pertence ao Governo do Estado do Pará e atende média e alta complexidades. Desde a sua inauguração, a unidade é gerenciada pela Pró-Saúde.

O público-alvo do HMIB são mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).