Operação Independência mantém tranquilidade na Ilha de Mosqueiro e em praias de Outeiro
Ilha de MosqueiroPara quem procurou diversão sem se afastar muito de casa encontrou tranquilidade nos distritos de Outeiro e Mosqueiro neste feriado prolongado da Independência. Apesar do número reduzido de frequentadores, os agentes mantém a segurança nos locais. Em Outeiro, por exemplo, o reforço do efetivo conta com 30 policiais militares, além dos que atuam no policiamento ordinário. No Centro Integrado de Comando (CIC) os servidores monitoram, por meio de câmeras, o fluxo de pessoas na Praia Grande, no estacionamento da Praia do Amor e na rua que dá acesso às principais áreas de banho.
Na Ilha de Mosqueiro, a movimentação também é tranquila. Os órgãos de segurança atuam de forma integrada e potencializada para dar cumprimento a liminar do Ministério Público que impede o uso de som automotivo a fim de evitar a aglomeração e consequentemente a proliferação do novo coronavírus.
Além do CIC em Outeiro, a estrutura também está presente na praia do Atalaia, em Salinópolis e na praia Grande, em Mosqueiro. No espaço, um representante de cada órgão de segurança pública fica de prontidão e funciona para o monitoramento em tempo real e a tomada da decisão rápida e integrada para uma ação que necessite da atuação dos agentes de forma rápida.
Praia em OuteiroA atuação que reforça as ações está inserida na Operação Independência realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) nos principais balneários do Estado e que ocorre até a terça-feira, 8. Participam da operação as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
Independência - Na operação estão empregados mais de mil agentes de segurança pública, em número superior a 120 veículos quatro rodas, 50 motocicletas e, ainda, 12 conjuntos da polícia montada (cavalaria).
Entre as ações que estão correndo estão a Operação "Saída e retorno da Capital", com agentes ao longo das vias realizando as ações preventivas e prestando socorro, quando necessário; a operação "Desacelerar", para impedir o excesso de viaturas nas rodovias; "Lei Seca" para inibir que condutores dirijam sob o efeito de álcool; "Anjo da Guarda" que fiscalizará espaços de festas noturnas com o propósito de não permitir a entrada e permanência de menores de idade no local; além da distribuição de pulseiras de identificação a fim reduzir o número de menores perdidos, e operações que visem dar cumprimento ao funcionamento de bares, casas de shows e similares, bem como atuar nas ocorrências de festas particulares em desacordo com os decretos estadual e municipais vigentes e estar atentos, ainda, a poluição do meio ambiente, sons automotores e poluição sonora.
Para o coordenador adjunto no Núcleo de Operações e Planejamento da Segup, Helton Moraes, o planejamento foi construído para todos os cenários. "O movimento está tranquilo, mas a operação está transcorrendo conforme o planejado, independente do número menor de frequentadores. O papel dos órgãos de segurança é atuar para garantir uma diversão tranquila a quem procurou os balneários", destacou.