Parceria com PM reforça ensino e segurança em escola de Outeiro
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Polícia Militar iniciaram nesta segunda-feira (8) uma experiência de integração que visa ampliar a participação da corporação nas atividades educacionais da Escola Estadual Brasília, localizada na ilha de Outeiro, bem como a própria segurança da comunidade escolar. O projeto, inovador, está sendo chamado de Programa de Integração Seduc/Policia Militar/Comunidade. A presença da PM na escola se dará mediante ações educativas de combate à violência e ao uso de drogas, promoção do esporte, da arte e da cultura, incentivo ao civismo e à disciplina. Além de educadores e alunos, as ações envolverão intensivamente as famílias.
Pela manhã, os alunos da Escola Brasília foram recepcionados pelo corpo docente e por oficiais da PM com uma cerimônia cívica, que marcou também o reinício as aulas no prédio, reformado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O cronograma de obras previstas para a instituição será fechado com a entrega da quadra esportiva, que está sendo finalizada. A previsão é o projeto de revitalização da escola seja totalmente concluído e entregue à comunidade em junho.
A Escola Brasília tem 925 alunos matriculados, e eles já sentem as mudanças com as novas instalações, que garantiram mais conforto e comodidade. O prédio tem dez salas de aula climatizadas, uma sala de leitura e outra de informática, além de rede com dois provedores de internet e uma quadra de esporte (em fase de conclusão).
Nesta segunda (08), primeiro dia do semestre letivo, os alunos foram recepcionados com um ato organizado pela Unidade Seduc na Escola (USE 13) e pela Policia Militar, representada pelo comandante da corporação, coronel Roberto Campos. No pátio do estabelecimento, os alunos do Ensino Fundamental foram acolhidos pelo gestor da USE 3, professor Welber Amorim, e pelo comandante da PM, que explicaram o objetivo do projeto. O evento contou com a presença da Banda de Música da PM, que executou o Hino Nacional.
Segundo o coronel Roberto Campos, oficiais da corporação e técnicos da Seduc vão montar conjuntamente um programa de atividades que envolverá a comunidade de forma intensiva. A Diretoria de Policiamento Comunitário e Direitos Humanos da PM fez um diagnóstico dos principais problemas que afetam os moradores do entorno da escola e convidou a comunidade para ser parceira das ações que serão desenvolvidas semanalmente na instituição. “O apoio e a parceria dos pais dos alunos será imprescindível para o sucesso do projeto”, ressaltou.
A diretora de Ensino Médio da Seduc, Joseane Figueiredo, reforçou que essa parceria será extremamente positiva para a Seduc, visto que o programa também reforçará a presença dos agentes de segurança pública no entorno das escolas. “Será um projeto piloto. Com a estrutura nova e com todas as ações da PM, o aluno se sentirá mais motivado a vir para à escola. Ao meu ver, essa iniciativa vai melhorar bastante o nível de aprendizado e ajudar a combater inclusive a evasão escolar”, disse.
O estudante Marcos Vinicius, 13, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental na escola da Brasília, acredita que a parceria chega para colaborar com a educação integral dos alunos. “É uma iniciativa muito positiva, temos muitas coisas a aprender com eles”, disse.
A entrega das novas instalações da Escola Brasília e o anúncio da presença da PM na comunidade estudantil agradaram os alunos, pais e os servidores da escola. A pedagoga Adriana Costa, que trabalha há dois anos no estabelecimento de ensino, detalha que hoje o sistema de aprendizado da unidade vive nova uma realidade. “Estou muito satisfeita com meu novo ambiente de trabalho e com a chegada do projeto dos policiais”. A dona de casa Jéssica Tinoco Jesus, mãe da aluna Jennifer, 8, também aprovou a parceria da escola com a PM: “A gente verifica uma melhora muito grande na escola, em tudo, desde as salas de aula. Com certeza, a realização de atividades da PM aqui na nossa escola vai dar mais segurança para todos que moram aqui perto”, disse.