Nova plataforma vai modernizar e agilizar o atendimento aos usuários na Semas
Em reunião realizada nesta quarta-feira (2) a Semas avaliou mudanças no Sistema de Denúncias da Secretaria. A plataforma Fala.BR, que já está em funcionamento no site da Secretaria, vai unificar o atendimento. Todas as demandas, sejam elas opiniões, dúvidas ou denúncias, serão recebidas por telefone, de forma presencial e por meio da Fala.BR.
A intenção é melhorar o atendimento ao público, facilitando o acesso dos usuários com o objetivo de aperfeiçoar a gestão e os serviços prestados pela Secretaria.
Com a unificação do atendimento na plataforma Fala.BR, o encaminhamento das denúncias deverá ser aprimorado. De acordo com a Ouvidoria Ambiental da Semas, que administra o Disque Denúncia, 75% das demandas atendidas são de responsabilidade da administração municipal e não da estadual. O restante é encaminhado para a Diretoria de Fiscalização da Semas (Difisc) ou possui outros encaminhamentos.
Devido ao crescimento de demanda no Sistema de Denúncias, a melhoria no atendimento também será realizado através da ampliação do quadro de funcionários do setor. Durante a reunião, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Mauro O’de Almeida, anunciou a contratação de dois novos servidores para aumentar a agilidade de respostas no atendimento. Além do titular da Semas, a reunião também contou com participação de representes de Ouvidoria Ambiental, da Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (Aisc), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Diretoria de Fiscalização Ambiental (Difisc) e Corregedoria Ambiental (Coram) da Secretaria.
Segundo a coordenadora da Ouvidoria, Aline Soares da Silva, a unificação do atendimento vai facilitar o acesso dos usuários. “A intenção da implementação do novo sistema é facilitar aos usuários o acesso à Ouvidoria e simplificar o sistema. A necessidade de simplificação se deve ao fato de que a Ouvidoria tinha vários canais de atendimento e agora com uma plataforma, o atendimento vai ficar mais célere e ter mais qualidade”, afirma Aline Soares.