Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MENINGITE

Sesma descarta risco de contaminação na escola Gabriela Ramos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/05/2017 00h00

As aulas serão restabelecidas normalmente nesta quarta-feira, 10, na Escola Maria Gabriela Ramos de Oliveira, localizada no conjunto Maguari, em Belém. A escola estava fechada em função da morte de um aluno vítima de meningite viral. Em reunião realizada nesta terça-feira entre a direção da escola, da Unidade Seduc na Escola (Use 11) e a representante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) a comunidade foi tranquilizada que não há risco de disseminação do vírus.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), da Sesma, Veronilce Borges, que esteve na escola e se reuniu também com alguns pais que se encontravam no local, o aluno que faleceu na semana passada foi acometido de meningite viral que difere da meningocócia ou influenza. “Em caso de viral, a escola deve manter as atividades normalmente. Não há necessidade de suspender como forma de prevenção”.

De acordo com a Sesma, a prática de higiene, como lavar as mãos antes das refeições ou após o uso do banheiro, ajudam a prevenir a meninginte. No caso da escola, a Sesma ressaltou ainda que a manutenção da limpeza feita diariamente na escola é recomendada.

No caso de meningite meningocócia, segundo a Sesma, a escola seguirá as recomendações da Vigilância Epidemiológica. “De forma habitual, não é necessário o uso de antibiótico para pessoa enferma. Nessa situação, é importante manter a observação atenta dos colegas de turma que apresentem febre, por um período de 10 dias, após o último contato com o paciente”.

A gestão da Seduc e da escola  acompanha o caso obedecendo às informações da saúde pública da capital. O diretor da instituição, Raimundo Augusto Tavares informou que as aulas foram suspensas até que a Sesma se pronunciasse junto à comunidade. “Além  da representante da secretaria ter vindo à escola dialogar conosco e com os pais que aqui se encontravam, nos orientou como agir nesse tipo de situação. Amanhã nossos alunos poderão vir normalmente pois as aulas serão retomadas. Já comunicamos aos pais, aos professores e também demais servidores da escola”.

 A direção da escola prestou apoio à família do aluno da 7ª série que foi acometido pela meningite e também está atendendo aos pais que tenham alguma dúvida com relação à retomada as aulas.