Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Workshops levam aos municípios técnicas de atração de investimentos

A Codec, em parceria com as prefeituras, realiza uma série de workshops de capacitação online com práticas de prospecção de negócios

Por Igor Nascimento (SEMAS)
28/08/2020 22h08

A qualidade no atendimento aos investidores e o acompanhamento estratégico no processo de instalação dos empreendimentos são algumas das mais importantes fases do processo de consolidação de novos negócios em qualquer lugar. Utilizando essas estratégias, é possível aumentar consideravelmente as oportunidades de um investidor fazer a escolha indicada e decidir pela implantação de uma empresa em um município do Pará.

Com base nesta constatação, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec) iniciou uma série de workshops de capacitação online para as equipes das prefeituras, em que são apresentadas práticas consolidadas de prospecção de negócios com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local.O segundo workshop reuniu servidores do município de Santa Izabel do Pará

Nesta sexta-feira (28), o evento foi realizado com servidores do município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, e apresentado pelo gerente de Atendimento a Novos Negócios da Codec, Augusto Cesar Anunciação. Os servidores da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) de Castanhal, município da mesma região, foram os primeiros a participar do evento, ainda de forma experimental, na semana passada.

Bom atendimento - Segundo Augusto Cesar Anunciação, além de simplesmente oferecer capacitação, a proposta do evento é sensibilizar as equipes técnicas das prefeituras sobre a importância do bom atendimento no processo de atração de investimentos. “A nossa estratégia é solicitar a participação de pelo menos dois representantes de cada Secretaria, que sejam responsáveis pela área econômica, para falar da nossa atuação no âmbito do governo estadual e discutir o que pode ser feito para tornar os municípios mais atrativos”, explicou o gerente.

Nas capacitações, além do papel da Codec no apoio a novos negócios - considerando sua atuação como porta de entrada para investimentos no âmbito estadual -, são destacadas a importância da celebração de parcerias dos municípios com governos e entidades, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); a criação de espaços como a Casa do Investidor, local específico para atendimentos a empresários, e fatores decisivos para manter aquecidos os mercados locais, como a logística (portos, aeroportos, rodovias e hidrovias). 

“Esse processo de realização dos eventos, que agora promovemos em Castanhal, e Santa Izabel, e que faremos também com outros municípios, vem da nossa observação de que existe uma grande necessidade das prefeituras, especialmente das secretarias voltadas para a área econômica, de uma maior interação com investidores, considerando que é nos municípios que eles irão fincar seus investimentos. Portanto, é nesse aspecto que temos que atuar”, ressaltou Augusto Cesar Anunciação.A primeira capacitação online, em caráter experimental, foi com servidores da Prefeitura de Castanhal

Impressão positiva - Para Vyctor Alberto, servidor da Prefeitura de Santa Izabel do Pará, a realização do evento de capacitação é importante, tanto para quem é de fora quanto para quem já possui negócios no município. "Tive impressões muito positivas do nosso treinamento de hoje. Achei muito importante a iniciativa da Codec de procurar os municípios que estão interessados em se desenvolver no aspecto econômico, principalmente porque essa questão de atrair investimentos sempre foi uma bandeira que a gente defendeu aqui na administração municipal", afirmou.

"Considero muito importante que a gente discuta com quem entende do assunto e já tem um planejamento nessa área, porque assim conseguimos colocar em pauta discussões muito válidas, como em relação à questão da desburocratização do setor público e sobre de que forma a gente pode trabalhar para chegar aos investidores, melhorando o cenário de maneira geral", acrescentou  Vyctor Alberto.

Os workshops de capacitação em atração de investimentos para os municípios paraenses são realizados pela Codec em articulação com as prefeituras, e fazem parte do planejamento estratégico do órgão. A Companhia mantém uma agenda de workshops até o final do ano, alinhada de acordo com o retorno e adesão dos municípios, da qual já constam para setembro eventos com servidores dos municípios de Abaetetuba, na Região do Baixo Tocantins, e Bragança, no nordeste paraense.